Ho Chi Minh City (Saigon), Vietnã
8 de fevereiro de 2016
Período da viagem: Outubro de 2015
Post Entendendo o Vietnã, clique AQUI
Conhecida como “A Velha Dama do Oriente”, Ho Chi Minh City, a antiga cidade de Saigon, como é chamada até hoje, é a maior cidade do país. Atualmente, são quase nove milhões de moradores. É tanta, mas tanta gente, que confesso que na chegada fiquei meio tontinha com a multidão, depois lógico, me acostumei e adorei!!!
Essa metrópole é conhecida mesmo por ser a cidade com mais motos no mundo, são mais de cinco milhões bem barulhentas. O que se vê nas ruas é um verdadeiro desafio às leis do equilíbrio. Como uma moto tão pequena consegue carregar tanta gente e tantas coisas? Em Saigon, até boi cabe numa moto. Regra de trânsito???? Esquece…ninguém respeita nada, nem ninguém, eles vão pra tudo quanto é lado, de qualquer maneira. E para atravessar a rua???? Aí é uma arte que os Vietnamitas não ensinam a ninguém, mas eu ensino. A dica é: respire fundo, cole num local e vá!!! 🙂
Saigon, ohhhh desculpa, Ho Chi Minh City, é também a cidade mais francesa de toda a Ásia, isso porque de 1854 foi ocupada pela França, tornando-se inicialmente capital da Cochinchina e mais tarde de toda a Indochina Francesa. Em 1954 tornou-se capital do Vietnã do Sul, tendo sido o quartel general das tropas americanas durante a guerra. Somente com o final da guerra dos americanos em 1975, e a invasão das tropas do Vietnã do Norte a cidade, que era Saigon, passou a chamar-se Ho Chi Minh City, em homenagem ao grande líder comunista, até hoje, idolatrado no país.
Na prática, a influencia francesa está em todos os lugares da região, seja na arquitetura, seja no hábito de comer o “pão francês”, de tomar um café expresso (aqui fica o relato de uma super apreciadora de café, eu!!! Dos MELHORES do mundo!!!), de encontrar a escrita francesa em vários lugares, ou do jeitinho preferido dos locais chamarem a cidade de Saigon e não de Ho Chi Minh City.
Foi em Saigon, finalizando a minha visita a esse país encantado, com pessoas amáveis, e já entendendo um pouco mais da batalha sanguinolenta contra os americanos, que escutei de uma vietnamita esse depoimento que reflete o sentimento de uma nação ……….“Não guardamos rancor no coração, mas nunca esqueceremos da guerra”
Nossa Visita:
Chegamos em Ho Chi Minh City no final da tarde, bem no horário do rush, isso significa, bem no horário mais louco de umas das cidades com o pior transito do mundo 🙂 Foi bom porque já de “cara sentimos o clima da maior cidade do país.
Seguimos para o Park Hyatt Saigon, o hotel que escolhemos para a nossa estadia da cidade. Não poderíamos ter feito escolha melhor, o hotel simplesmente sensacional, com certeza, o melhor hotel da cidade. Fica localizado no Distrito 1, que mesmo com o trânsito, apenas entre 30 e 40 minutos do aeroporto, e no coração do comercio mais mais sofisticado da cidade, próximo a shoppings e a restaurantes grifados.
A fachada branca e decoração inglesado imponente do hotel, dá um charme todos especial. No nosso pacote de hospedagem, incluímos o café da manhã, o que valeu super a pena, pois o restaurante do hotel oferece um buffet e serviço a la carte com comidas orientais e ocidentais dos deuses.
Logo após um descansinho básico, já começamos a explorar a região, terminando com um jantar no estilo Vietnamita contemporâneo, no Dinnig Room Restaurant.
No dia seguinte, começamos logo cedo viajando por quase 2 horas até o Cu Chi Tunnels, permanecendo até o começo da tarde. Almoçamos já em HCMC no restaurante vietnamita Quan An Ngon, totalmente tradicional e nada gourmet. Seguramente éramos os únicos turistas presentes, e a linguagem única falada era a local.Se não estivéssemos com o nosso guia….. Gostamos bastante pois foi uma ótima oportunidade de frequentar “local dos locais”. Outro detalhe é que o restaurante fica bem em frente ao Palácio da Reunificação, o que foi ótimo para ganharmos tempo na nossa visita seguinte.
Após o Palácio, seguimos para uma visita a Catedral de Notre Dame e a Agência dos Correios, visitas bem próximas. Seguimos para uma emocionante visita ao Museu de Memórias da Guerra, simplesmente imperdível em HCMC.
Não ache que o dia acabou por aí não, ainda tínhamos fôlego para mais 🙂 Após uma revigorada no hotel, seguimos para nossa última noite no Vietnã, e escolhemos ser nas alturas. Fomos para a Torre Bitexco, onde fica localizado o restaurante Eon 51.
Na manhã seguinte, seguimos direto para o aeroporto para embarque com destino a Siem Reap, Camboja, continuando nossa viagem pela Indochina. No próximo post, conto como foi nossa visita a essa encantadora região da Ásia.
O que não deixar de visitar ou fazer em Ho Chi Minh City:
Cu Chi Tunnels – Distante aproximadamente 1 hora e 30 minutos de Ho Chi Minh City, esse, na minha opinião, é um passeio imperdível. Usando técnicas avançadíssimas para época de engenharia, o complexo de túneis foi construído pelos guerrilheiros Viet Congs, e além de esconderijo, servia também como rota de comunicação. Quase 10.000 Viet Congs viveram escondidos por aqui. No local, é possível também testar algumas armas que foram utilizadas durante a guerra, como as famosas AK-47 e a M-16. Lógico que testei! Escolhi a M-16 por ser um pouco mais “leve” que a AK-47. Paguei U$ 5 para atirar 5 vezes. Valeu a experiência:) O complexo funciona diariamente das 07:00 às 17:00 horas, e a entrada custa 110.000 dongs, em torno de U$ 6,00.
Museu de Memórias da Guerra (Nha Trung Bay Toi Ac Chien Tranh) – Esse talvez tenha sido o lugar que mais me emocionei em toda a viagem ao Vietnã. Um lugar que relembra em fotos chocantes os terrores do passado da guerra que marcou o país. A visita é forte e imperdível, e mostra o ponto de vista da guerra com o sentimento dos vietnamitas. Além de fotos, no pátio do museu, é possível ver vários aviões, tanques de guerra e outras armas militares. A entrada custa em torno de 30.000 dongs (U$ 1,50).
Palácio da Reunificação (Hoi Truong Thong Nhat) – Esse prédio foi construído em 1966 pelo Vietnã do Sul para servir como sede do governo filiado aos Estados Unidos. É suntuoso e moderno ao mesmo tempo. Tudo por aqui foi mantido exatamente como era nos tempos áureos. Me chamou mais atenção as instalações do andar térreo, onde o presidente da época mantinha uma verdadeira fortaleza com equipamentos ultramodernos, como: Mapas, telefones de emergência, máquinas de datilografar para envio de mensagens secretas, e ainda quartos totalmente blindados. A entrada custa em torno de 50.000 dongs (U$ 2,50). Aberto diariamente das 7h30 às 11h e das 13h às 16h.
Saigon Notre Dame Cathedral – Aqui concentra-se a maior quantidade de noivos da cidade, seja para casar ou apenas para preparar o “book” de fotografias pré-casamento. A belíssima catedral é datada de 1883, e fica localizada logo ao lado da Central dos Correios.
Agência Central dos Correios – Fica localizado na praça Cong Xa Paris, bem ao lado da Catedral de Notre-Dame. As obras foras finalizadas em 1891 pelo famoso arquiteto Gustave Eiffel (o mesmo que idealizou a Torre Eiffel na capital francesa). Vale entrar, apreciar a arquitetura, e enviar um lindo cartão postal para amigos e familia no Brasil. Assim eu fiz 🙂
Mercado Ben Thanh e o Ben Thanh Night Market – Fica na região central da cidade e é bastante movimentado. Tenha em mente que é um local turístico, e pode passar a impressão de “meio fake”. Vende-se de tudo, de souvenir a comida. Ahh, os vendedores são bem insistentes. À noite parece uma grande 25 de Março em São Paulo.
Torre Bitexco – Esse é o segundo prédio mais alto do país. No topo, há um restaurante/bar o Eon 51. Se quiser apenas ter acesso ao mirante, paga-se em torno de U$ 12. A dica é ir no final da tarde até o restaurante/bar, pagar por um dink e aproveitar sem precisar pagar pelo acesso ao mirante. Nó acabamos optando pelo restaurante à noite, nossa despedida do Vietnã nas alturas.
Os principais shoppings da cidade:
- Vincom Center – Esse é o maior shopping da cidade. É dividido em dois em dois prédios, o Vincom Center e o Union Square, totalizando mais de 250 lojas mundialmente conhecidas.
- The Crescent Mall – São 6 andares de um shopping moderno e muito bem decorado, com lojas também mundialmente conhecidas.
- Diamante Plaza Mall – Essa é uma grande loja de departamento.
- Parkson Shopping – Também uma mega loja de departamento.
- Saigon Square – Um mercado com produtos populares bem no estilo dos shoppings do centro de São Paulo.
Dica de hospedagem:
Ho Chi Minh City é um metrópole, com hospedagens para todos os gostos e bolsos. Seguem algumas sugestões:
- 5 Estrelas – Park Hyatt Saigon, esse hotel é foi a nossa escolha em Ho Chi Mihn City. Simplesmente Fantastico!!! Uma outra opção de hotel 5 estrelas na cidade é o The Reverie Saigon. Existem vários outros hotéis luxuosos, mas esses são os principais.
- 4 Estrelas – Hotel Des Arts Saigon Mgallery Collection – Extremamente charmoso e muito bem localizado no Distrito 3. Uma ótima opção para quem não abre mão do conforto com sofisticação.
- 3 Estrelas – Paradise Saigon Boutique Hotel – Um 3 estrelas que mais parece 4. Também localizado no Distrito 1, distante apenas 600 metros do Mercado Ben Thanh.
Nosso guia em Ho Chi Minh City:
Dang Minh
Celular e Whatsapp: +84 91 904 66-22
Park Hyatt Saigon
2 Lam Son Square, District 1
Ho Chi Minh City (Saigon), Vietnã
Tel: +84 8 3824 1234
Te convido a acessar também:
Instagram:@sorayaresende
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
YouTube: YouTube: youtube.com/poraicomigo
Contato: soraya@poraicomigo.com.br
Leia também outros post relacionados ao destino:
Entendendo o Vietnã
Hanói, visitando a capital do Vietnã
Halong Bay
Hué, Vietnã
Hoi An, Vietnã
Tailândia, Uma Nação de Cores, Sabores e Culturas
O paraíso chamado Ilhas Maldivas
Texto e Imagens: Soraya Resende
Todos os direitos reservados. 2016© Por aí Comigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.