Hué, Vietnã
1 de fevereiro de 2016
Período da viagem: Outubro de 2015
Post Entendendo o Vietnã, clique AQUI
Entre as cidades de Hanói e Ho Chi Minh, Hué é conhecida como “A cidade imperial” do Vietnã.
Antiga capital do país, e sede da dinastia Nguyen até 1945, quando o último imperador do Vietnã, Bao Dai, abdicou em favor do governo comunista. A região que guarda tesouros imperiais do passado, tem uma mistura cultural marcante, com influências chinesa e francesa.
Foram quase 150 anos como capital do país, entre 1802 a 1945, tempo suficiente para criar uma identidade arquitetônica, sendo conhecida mundialmente por seus monumentos, entre palácios, templos e tumbas imperiais.
Em Hué por todos os lados se vê marcas dos intensos bombardeios dos americanos durante a guerra que devastou o Vietnã, mas bem no estilo Vietnamita de sempre olhar para frente, Hué iniciou uma complexa restauração em praticamente todos os monumentos históricos, incluindo a Cidade Imperial e as Tumbas dos Imperadores, investimento em um futuro turístico que ficará de herança para as próximas gerações.
Nossa Visita:
Encantada!!! Confesso que esse foi o meu sentimento entrando nessa cidade com apenas 340.000 habitantes, nas margens do Rio Perfume. Viajamos desde Hoi An de carro com motorista e guia privado, já que continuávamos nossa viagem pelo Vietnã.
Se eu já estava encantada pelo jeitinho charmoso de Hué, imaginem quando cheguei no Hotel La Residence??? Amor incondicional!!! O hotel em estilo Colonial Francês, com uma vista deslumbrante as margens do Rio Perfume, foi inaugurado em 1930. Já era final de dia e meu marido não havia passado bem durante a viagem, por isso resolvi aproveitar para relaxar no Spa e na piscina do hotel. Nesse momento pude constatar a gentileza de todo o STAFF, a disposição o tempo todo em nos ajudar.
Fiquei impressionada também com a exclusividade da decoração dos quartos, todos diferentes e lindos ao mesmo tempo. Uma mistura bem no estilo Art Decor. Me impressionou também a coleção de obras de artes espalhadas pelo hotel. Adorei!!
Já no dia seguinte, comecei sem meu marido, que ainda estava doente, mas com meu guia privado Hieu, com uma super visita de Tuk Tuk até a Cidadela Imperial. Essa é a forma mais simpática e agradável de visitar o centro histórico de Hué.
Após a visita a Cidade Imperial seguimos de carro até a Pagoda de Thien Mu e as Tumbas dos Imperadores Tu Duc, Khai Dinh, e Minh Mang. Para uma visita de apenas um dia a Hué, com tantos lugares lindos, precisei de muita disposição e fôlego, já que o clima estava muito quente também. No final, compensou e muito 🙂
À noite seguimos direto para o aeroporto para embarque com destino Ho Chi Minh City (antiga Saigon). Conto no próximo post como foi a nossa visita a essa encantadora região do Vietnã 🙂
O que não deixar de visitar ou fazer em Hué:
A Cidadela de Hue – Considerada miniatura da “Cidade Proibida dos Imperadores Chineses” em Pequim, a Cidade Imperial de Hué foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1993 e é o principal atrativo turístico da cidade. A visita é IMPERDÍVEL. Infelizmente, a maior parte do lugar foi destruído pela guerra dos americanos, encontrando-se em constante restauração. Durante minha visita, pude perceber que a Cidadela era originalmente toda cercada por muralhas, uma verdadeira fortaleza com 10 portões de acesso restrito.
O local era predominantemente laqueado de vermelho e dourado, clássicas cores do imperialismo chinês. Me chamou bastante atenção o tamanho da Cidade Imperial, muito grande, por isso, recomendo roupas e sapatos bem confortáveis. É necessário pagar para entrar na área do Palácio Imperial, algo em torno de 150.000 dongs.
Pagoda de Thien Mu – Construída em 1601, a Pagoda de Thien Mu é também conhecida de Lady Celestial. Ela fica às margens do Rio Perfume e tem uma vista espetacular. Esse local ficou mundialmente conhecido por ter sido a ultima moradia do monge Thích Quảng Dúc, que ateou fogo em seu próprio corpo durante protestos na cidade de Saigon contra o governo comunista. O Austin Westminster, carro que aparece na foto premiada, encontra-se no local.
Tumba do Imperador Tu Duc – Distante apenas 4km do centro de Hué, em uma linda colina, esse local foi construído para ser o cemitério do Imperador Tu Duc, famoso no Vietnã porque apesar de ter 103 concubinas, não deixou filhos. Na minha opinião, esse foi um dos locais mais bonitos que visitei no país. Existe uma lenda que diz que Tu Duc foi sepultado em segredo com um grande tesouro. Assim, todos os que participaram da cerimónia do seu sepultamento foram executados para manter em segredo a localização exata do lugar.
Tumba do Imperador Khai Dinh – As obras dessa tumba iniciaram-se em 1920 e duraram 11 anos. É bastante diferente do resto das tumbas imperiais, pois foi construída em pedra cinza, e em comparação com outras, ela é menor, misturando tendências da arquitetura europeia e asiática. O acesso à tumba é por uma grande escada. Confesso que não encarei, por isso não posso emitir grandes opiniões.
Tumba do Imperador Minh Mang – Essa tumba está distante 12 km de Hué, e fica localizada também na beira do Rio Perfume. Há uma escadaria enorme que leva a uma esplanada onde você pode ver as estátuas esculpidas em pedra, que representam os Mandarinos e também cavalos e elefantes. Como todos os outros pontos turísticos da cidade é necessário pagar para entrar, aqui foi cobrado em torno de 120.000 dongs. Apesar de lindo, visite apenas se houver tempo sobrando durante a sua estadia.
Culinária
- A culinária em Hué tem forte influencia francesa, consequência de anos que a região foi comandada por eles. O prato principal é o Bun Bo Hue, uma tipo de sopa de macarrão de arroz com carnes, vários vegetais e final picante.
Quanto tempo permanecer na cidade:
- Permanecemos apenas 1 noite em Hué, mas facilmente e felizes, ficaríamos pelo menos 2 noites.
Como Chegar:
- De carro:
- Desde Hoi An – Aproximadamente 3 horas e 30 minutos
- Desde Hanói – Aproximadamente 15 horas
- De trem:
- Desde Hoi An – 2 horas e 30 minutos
- Desde Hanói – 14 horas
- Desde Ho Chi Minh – 14 horas e 30 minutos
- De avião:
- Desde Hanói – 1 hora e 20 minutos
- Desde Ho Chi Minh – 1 hora e 20 minutos
Circulando em Hué:
- Na região do centro da cidade, principalmente para visitar a “Cidadela”, a melhor forma é contratar uma das bicicletas triciclos popular no Vietnã.
- Para chegar do centro na região das Tumbas Imperiais o melhor é contratar um motorista privado. De preferência com um guia da região. É fácil conseguir nos hotéis ou até mesmo na rua. Não é caro, algo em torno de U$ 30 pelo carro.
Hospedagem em Hué:
Apesar de não ser uma cidade grande, há muitas opções de hospedagem, de todos os padrões. Vou indicar 3 opções de hotéis por categoria:
- 5 Estrelas – La Residence Hotel – As margens do Rio Perfume, esse hotel com estilo Colonial Francês, inaugurado 1930, é sem dúvida o melhor e mais charmoso da região. Ficamos hospedados aqui, e recomendo sem ressalvas. Simplesmente FANTÁSTICO!!!
- 4 Estrelas – Eldora Hotel – Localizado no centro, próximo do Rio Perfume e do mercado local, é uma ótima opção para quem não abre mão do conforto e sofisticação.
- 3 Estrelas – Orchid Hotel – Localizado também no centro de Hué, a poucos passos do Rio Perfume, esse é um hotel pequeno e charmoso, apenas 18 quartos.
La Residence Hotel
Endereço: 5 Le Loi Street, tp. Huế, Thừa Thiên
Huế 530000, Vietnã
Telefone:+84 54 3837 475
Nosso GUIA em Hoi An e Hué (Excelente)
Hieu – hth.telecom@gmail.com
Celular e Whatsapp: +84 93 252 2721
Te convido a acessar também:
Instagram:@sorayaresende
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
YouTube: YouTube: youtube.com/poraicomigo
Contato: soraya@poraicomigo.com.br
Leia também outros post relacionados ao destino:
Entendendo o Vietnã
Hanói, visitando a capital do Vietnã
Halong Bay
Tailândia, Uma Nação de Cores, Sabores e Culturas
O paraíso chamado Ilhas Maldivas
Texto e Imagens: Soraya Resende
Todos os direitos reservados. 2016© PoraíComigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.