O paraíso chamado Ilhas Maldivas

18 de outubro de 2014

POST 04_PARAISO CHAMADO MALDIVAS

Período viajado: Setembro/2014

Sol, areia e mar, e um azul intenso indescritível. Maldivas é um arquipélago de 1190 ilhas divididas por 26 atóis caprichosamente espalhados ao sul da Índia, 98 % deste território é coberto pelo mar. Duzentas destas ilhas são inabitadas e cem delas em sua grande maioria rodeadas por mar azul turquesa e praias de areia muito branca que comportam alguns dos resorts mais luxuosos do mundo.

Com uma enorme quantidade de vida marinha e água transparente que chega a atingir 30ºC, este é lugar é ideal para a pratica do mergulho, do esporte aquático em geral ou mesmo só para relaxar……Tudo que precisávamos

As Ilhas Maldivas ficam localizadas no sudoeste do Sri Lanka, na linha do Equador, e está a 8 horas de diferença do horário de Brasília. O Dhivehi é a língua oficial em todas as partes das Maldivias, mas devido ao turismo, principal indústria local, o inglês é falado pelos Maldivios com toda facilidade.

Pena que o arquipélago está no topo da lista de locais que desaparecerão com o derretimento das calotas polares e consequentemente aumentando o nível dos oceanos. Portanto, hora de fazer as malas e conhecer este paraíso.

SOR_7952-1
Passeio de barco pela Ilha Emboodhu Finolhu
SOR_7882-1
Taj Exótica Resort (Foto: Soraya Resende)

Fator clima. Qual o melhor período para visitar?
A temperatura média varia durante todo o ano entre 24ºC e 33ºC. Embora a humidade seja relativamente alta, a constante brisa fresca do mar mantém o ar quente em movimento, fazendo com que as Maldivas não tenham o clima tropical quente asfixiante de outros destinos.

O ano é dividido em duas monções. A primeira (de nordeste) é de Dezembro a Março e é a mais seca. A segunda monção (de sudoeste) é de Maio a Novembro e é considerada a mais úmida, com mais chuva, trovoadas e ventos fortes.

Apesar de chover mais na estação úmida, o clima das Maldivas não é de monções extremas e não é provável que permaneça dias de chuva sem parar. Talvez 30 minutos de chuva torrencial num dia, duas horas em outro dia, no máximo, dois dias sem parar.

Resumindo: pode-se viajar para as Maldivas durante todo o ano.

SOR_7974-1
Pôr do Sol no Taj Exótica Resort (Foto: Soraya Resende)
SOR_7970-1
Alimentando as arraias no Taj Exótica Resort (Foto: Soraya Resende)

Documentação:
Para brasileiros a turismo, é necessário portar o passaporte válido original.

O visto é concedido no momento da chegada no aeroporto de Malé, apenas basta portar uma quantidade de dinheiro compatível com a quantidade de dias de permanência, passagem aérea de retorno e reserva em hotel.

Não há necessidade de vacinas específicas.

DCIM100GOPRO
Windsurf no Taj Exótica (Foto: Selfie Soraya Resende)
DCIM100GOPRO
Porque merecemos!!!! (Foto: Selfie GoPro)

Como chegar:
Partindo do Brasil não existem vôos diretos para o aeroporto de Malé. As melhores opções de vôos são: Emirates Airlines voando via Dubai, Qatar Airways voando via Doha ou Turkish Airlines voando via Istambul.

Em média o vôo São Paulo/Doha ou Dubai ou Istambul dura em torno de 14 horas. A partir de uma dessas cidades, o vôo será de aproximadamente mais 5 a 6 horas.

Chegando no aeroporto de Malé, será necessário o transporte para o seu resort, o que geralmente é providenciado antecipadamente no momento da reserva do hotel. O aeroporto fica em uma ilha, portanto, o transporte para o hotel escolhido só poderá ser feito por lancha, para os hotéis mais próximos, ou hidroaviões para hotéis mais distantes. Existem casos de resorts mais distantes que são necessários transporte por hidroavião e lancha.

Lógico que se o hotel escolhido houver necessidade de transporte via hidroavião, o custo será bem superior ao hotel com transporte apenas de lancha. Bom observar.

SOR_8056-1
Uma combinação de cores perfeita (Foto: Soraya Resende)
SOR_7832-1
No paraíso (Foto: Mauricio Resende)

Religião:
A religião predominante e administrativa nas Ilhas Maldivas é o islã, portanto alguns cuidados devem ser observados.

Não permitido a entrada no pais de qualquer bebida alcoólica, além lógico de entorpecentes. Logo na chegada no aeroporto de Malé, todas as bagagens são verificadas por um aparelho de Raio X, e havendo dúvida, são fiscalizadas.

A rigidez da religião está apenas concentrada na capital Malé, ou seja, cuidado maior no estilo de roupa, ou até mesmo proibição do consumo de bebida alcoólica. Saindo da capital Malé, onde fica o aeroporto, não há mais proibições para turistas, lógico.

DCIM100GOPRO
Em nosso bangalô (Foto: Selfie GoPro)
DCIM100GOPRO
Mergulho autônomo contratado diretamente no hotel (Foto: Mauricio Resende, GoPro)

Dinheiro
Se você vai ficar hospedado em um dos inúmeros resorts das Maldivas, não precisa se preocupar em trocar dinheiro na chegada do aeroporto. Tudo o que você comprar ou contratar no hotel, será cobrado em dólares americanos. Confesso que não sabia desse detalhe quando embarquei para o paraíso.

Outra informação importante é referente ao imposto de 8% cobrado em qualquer compra ou contratação de serviço. Esse imposto é governamental. Geralmente os hotéis também cobram 10% de taxa de serviço.Confesso que antes de viajar para as Ilhas Maldivas, estava um pouco assustada com alguns relatos, principalmente em revistas e blogs internacionais, referente ao custo da Ilha.

Sem dúvida alguma é um país caro, até mesmo pelo perfil de hospedagem, sempre superior ou luxo e pelos serviços exclusivos oferecidos.

Mas não achei os valores, no que diz respeito a restaurantes e bebidas alcóolicas, nada diferente de hotéis pelo mundo no mesmo padrão do hotel que estávamos hospedados. Preço compatível com bons restaurantes e hotéis.

SOR_7934-1
Área de Lazer do Taj Exótica Resort (Foto: Soraya Resende)
SOR_7828
Área reservada dos bangalôs (Foto: Soraya Resende)

Te convido a acessar também:
Instagram: @poraicomigo
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
Contato: soraya@poraicomigo.com.br
YouTube: youtube.com/poraicomigo 

Leia também outros post relacionados:
Taj Exótica Resort & Spa – Nosso paraíso nas Ilhas Maldivas
Mergulho Autônomo nas Ilhas Maldivas
Um jantar mais que especial no Oceano Índico – Taj Exótica Resort

Texto e Imagens: Soraya Resende

Todos os direitos reservados.
2014© PoraíComigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.

BANNER_HOTEL_POST_618_100