Halong Bay, Vietnã

3 de novembro de 2015

Halong Bay

Período da viagem: Outubro de 2015

Post Entendendo o Vietnã, clique AQUI

Um paraíso composto de 1969 ilhas, sendo a maioria não habitada. São 3 baías juntas, Halong Bay, Lan Ha Bay e Bai Tu Long Bay, sendo Halong a mais próxima, mais conhecida, e também mais explorada, recebendo anualmente mais de 3 milhões de turistas.

Os vietnamitas acreditam que Halong Bay, esse lugar mágico, teria surgido depois que um dragão mergulhou nessas águas e trouxe lá do fundo, com a cauda, todas essas formações geológicas.

Halong Bay
Halong Bay
Halong Bay
Patrimônio Mundial da UNESCO

Continuando a visita pelo Vietnã, saímos de Hanói bem cedo em direção ao litoral norte do país. Foram 3 horas e meia de transfer privado, até chegar na região decretada patrimônio mundial da UNESCO, e eleita uma das 7 mais novas maravilhas do mundo, Halong Bay.

A estrada é bem interessante, pois pudemos observar mais da cultura agrícola local, inclusive visitando no percurso, algumas das áreas de cultivo de lagosta e ostras. Uma dica é aproveitar para comprar pérolas originais, com ótimos preços #TemQueNegociar

Halong Bay
Arroz, a principal agricultura local
Halong Bay
Na região de Halong Bay existem várias lojas de pérolas

Chegamos a Tuan Chau Marina por volta das 11:30, e já fomos muito bem recebidos pela empresa Heritage Line, empresa que escolhemos para o mini-cruzeiro de 2 dias, 1 noite, no barco Violet. A empresa conta com uma estrutura exclusiva na marina, apenas para os passageiros da empresa, oferecendo um dink de boas vindas, além de acesso a internet wifi.

Halong Bay
Tuan Chau Marina

São várias empresas que oferecem este perfil de cruzeiro pela baía, dos mais simples aos mais luxuosas, como é o caso do barco boutique Violet, com apenas 6 cabines, e uma programação exclusiva, voltada aos poucos e seletos passageiros.

Halong Bay
Existem várias empresas de cruzeiros na baía   
Halong Bay
Um lugar incrível!!!

Antes de escolher a embarcação para o seu passeio pela baía, tenha cuidado com as condições de segurança, como também cuidado com o padrão da cabine e da higiene das refeições servidas. Uma indicação de alguém que já viajou, ou um review de sites como o TripAvisor, é sempre o mais aconselhável. Como disse, existem várias opções de empresas. Pude observar muitas boas, mas também muitos barcos velhos, e para mim, inseguros.

Outro detalhe, o ideal é fazer reserva e compra do passeio com antecedência, principalmente para as embarcações menores e mais exclusivas.

Já no barco, logo após uma breve explicação tanto do roteiro como das instalações e já em navegação, foi a hora de apreciar as delicias do restaurante, com um almoço gourmet e ao mesmo tempo típico do Vietnã.

Halong Bay
O barco Violet, da empresa Heritage Line   
Halong Bay
As boas vindas da empresa Heritage

No Heritage Violet, o sistema é “All Inclusive”, ou seja, todas as refeições e diversão já incluso no pacote, excluindo apenas bebidas alcoólicas e gorjetas, no valor recomendado de U$ 10,00 dia por passageiro.

Halong Bay
Nossa cabine no Violet Heritage   
Halong Bay
E nosso banheiro na cabine…..

O barco oferece uma estrutura requintada, com spa, sala de leitura, restaurante, um lindo deck, além de cabines muito bem decoradas.

Halong Bay
Deck com direto a uma vista inesquecível!!!

Continuamos navegando lentamente e apreciando os encantos das formações geológicas da região, com rochas calcárias saltam das águas de forma esplendorosa, e com certeza é o que mais chama atenção na baía Achei, em termos de formação geológica, muito parecido com Koh Phi Phi Islands na Tailândia, em termos de cor de água, não.

Halong Bay
O pôr do sol em Halong Bay

A região é repleta de cavernas. Paramos para conhecer a “Tien Ong, Cave” por 15 minutos e seguimos para explorar a comunidade de Cua Van, uma vila flutuante, com casas, um pouco de comercio e até escola, onde os moradores ganham a vida com a pesca, e nos últimos anos, também com receitas de inúmeros turistas que visitam a baía.

Caverna Tien Ong   
A vila flutuante de Cua Van

Já que o clima estava permitindo, resolvemos conhecer a comunidade de caiaque, pagando um extra por pessoa de U$ 12,00. Se você não for aventureiro como nós, a vista pode ser feita em pequenos barcos de bamboo, exatamente igual aos utilizados pela população local.

Halong Bay
A forma que escolhemos para explorar Halong Bay 😀

Retornamos para o baco Violet, para uma aula de culinária vietnamita, aprendendo a fazer os deliciosos Fresh Spring Rolls, um tipo de rolinho de vegetais e frutas, enrolado em uma folha de arroz bem fininha.

Halong Bay
Mauricio na aula de culinária vietnamita                       
Halong Bay
Saindo um Fresh Spring Rolls. Alguém aceita???

Encerramos nossa noite com um jantar super especial, acompanhado de um ótimo vinho e principalmente dos encantos da natureza local.

Halong Bay
Jantando com a lua de Halong Bay

Pela manhã, logo cedo, o nosso despertar foi com uma aula de Tai Chi Chuan e em seguida desembarcamos para conhecer a Ilha de Titop. Na ilha é possível subir 400 degraus e apreciar a vista local. Eu não encarei, preferi ficar na praia mesmo. O local é ponto de parada de várias embarcações, por isso, não é nada exclusivo, muito pelo contrario, um local cheio de turistas de todos os tipos, estilo “muvucada” 😉 Não aprovei!!!

Halong Bay
Aula de Tai Chi Chuan para despertar   
Conhecendo a Ilha de Titop

Retornamos para o barco para o nosso café da manhã e nos preparar para deixar a embarcação por volta das 11:00.

Na marina, nossa guia com o motorista já nos aguardavam para retornamos a Hanói, seguindo direto para o aeroporto para embarque com destino a Da Nang/Hoian. Conto no próximo post como foi a nossa visita a essa encantadora região do Vietnã 😀

Halong Bay
Retornando!!!

Minha impressão:

  • A Baía de Halong é lindíssima, e praticamente um passeio obrigatório para todo o turista que visita o Vietnã. Não ache que estará visitando um lugar tranquilo e só com pessoas locais, muito pelo contrário, Halong é repleta de estrangeiros e com uma estrutura turística preparada eles, ou seja, em algumas situações, poderá parecer um pouco “fake” a realidade.
  • Achei ideal a duração do nosso mini-cruzeiro, 2 dias/1 noite. Mais, é exagero!
Uma paisagem de tirar o fôlego

Como Chegar:

  • Desde Hanói, de carro, são 170 kilometros, 3 horas e meia dirigindo. Particularmente, não aconselho se aventurar a dirigir no Vietnã, além de ser de difícil a comunicação, o transito é uma loucura. Contrate um serviço privado de transfer com motorista, foi isso que fizemos.
  • Desde Hanói, muitas empresas de turismo oferecem vários perfis de excursões, incluindo transporte até Halong Bay, e passeio de 1 dia pela baía, ou com pernoite, que é a melhor opção. O melhor mesmo, é reserva com antecedência desde o Brasil.
  • Hidroavião da empresa Hai Au, desde o aeroporto de Hanói até Halong Bay. Um percurso de 30 minutos. Para chegar horários e preços, clique AQUI e acesse o site oficial.
Halong Bay
Uma imagem fala mais que mil palavras!!!

Algumas Sugestões de Empresas de Cruzeiros por Halong Bay:

  • Heritage Line
  • Paradise Luxury
  • Paradise Privilege
  • Red Dragon Junk
  • Dragon Legend Cruise
  • Bhaya
  • Victory
  • Bien Ngoc
  • Hai Au
  • Indochina Sails
Halong Bay
Esse é o barco Jasmine, também da Heritage Line

Leia também outros post relacionados ao destino:
Um pouco sobre o paraíso chamado Ilhas Maldivas
Mergulho Autônomo nas Ilhas Maldivas
Um jantar mais que especial no Oceano Índico – Taj Exótica Resort

Texto e Imagens: Soraya Resende

Todos os direitos reservados.
2015© PoraíComigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.

Halong Bay
Nosso Vietnã!!!