10 Dicas de Visitas em Luang Prabang, Laos

22 de julho de 2016

Luang Prabang

Período da viagem: Outubro de 2015

Não deixe de ler antes o “Post Entendendo o Laos”, clicando AQUI

1 – Explore bastante a cidade
Não deixe de explorar bastante essa pequena e charmosa cidade com apenas 22.000 habitantes, patrimônio mundial segundo a UNESCO. Uma cidade com uma espiritualidade ímpar. Posso afirmar que Luang Prabang foi um dos lugares mais especiais que já tive oportunidade de visitar, com uma paz inigualável. Aquele tipo de lugar que podemos literalmente “desacelerar”. Uma verdadeira surpresa!!!

Luang_Prabang_Laos_8981-1
Pelas ruas de Luang Prabang (Foto: Soraya Resende)

A cidade é bem pequena, tranquila e segura, por isso aproveite para caminhar muito, sem medo de ser feliz 🙂 O povo do Laos é simpático, altamente receptivo, calmo e acima de tudo muito feliz. Características difíceis de encontrar por aí…….

Luang_Prabang_Laos_8189-1
Mercado local (Foto: Soraya Resende)
Luang_Prabang_Laos_8214-1
Um povo extremamente feliz! (Foto: Soraya Resende)

2 – Participe do ritual de oferenda aos monges locais
São nas ruas Sisavangvong e Kingkitsarat que acontece o Tak bat, a “Ronda das Almas” onde a população oferta alimentos aos monges budistas. Para assistir, é necessário chegar bem cedo, antes mesmo do sol raiar. Nessa cerimônia, todos os monges de vários templos da cidade, caminham de pés descalços, com suas vestimentas alaranjadas e carregando um recipiente de metal, diariamente em fila pelas ruas de Luang Prabang, recebendo doações de alimentos da população local e de turistas também. Posso afirmar que foi uma das cerimônias mais emocionantes que já tive oportunidade de participar na vida. Simplesmente imperdível!!!

Luang_Prabang_Laos_8110-1
Ritual da cerimonia Tak bat, a “Ronda das Almas” (Foto: Nosso guia)
Luang_Prabang_Laos_8142-1
Ritual da cerimonia Tak bat, a “Ronda das Almas” (Foto: Soraya Resende)

Nosso guia nos ajudou a providenciar arroz tipo Sticky Rice, aquele grudento, alguns biscoitos, como também tapete e duas cadeirinhas. Respeitamos totalmente o Tak Bat. Ahh, para o ritual, é necessário também fazer silêncio, manter uma certa distância dos monges, não atrapalhando sua caminhada, e vestir-se de forma respeitosa.

Luang_Prabang_Laos_8171-1
Ritual da cerimonia Tak bat, a “Ronda das Almas” (Foto: Soraya Resende)

3 – Que tal uma aula de culinária?
A culinária do Laos é composta sobretudo de cozidos e grelhados. Legumes e verduras são essenciais, além de muitos ingredientes com fragrância, como menta, manjericão, coentro, tamarindo, capim-limão e alho. Agora o que há de mais tradicional no Laos é o Sticky Rice, um tipo de arroz grudento, sempre servido como entrada para as refeições. Uma culinária especial. Por isso uma ótima sugestão é participar de um dos inúmeros cursos de culinária oferecido por todos os lugares da cidade, uma experiência única. A minha dica fica para o curso do renomado restaurante Tamarind.

Luang_Prabang_Laos_8973-1
Autentica culinária Laociana (Foto: Soraya Resende)
Luang_Prabang_Laos_8968-1
Tamarind Restaurant e escola de culinária (Foto: Soraya Resende)
Luang_Prabang_Laos_8324-1
Sticky Rice, base da culinária local (Foto: Soraya Resende)

4 – Visite um dos campus de elefantes do Laos
Para mim, um dos melhores passeios e experiências da região. Já tinha tido a oportunidade de passear em um Elefante em Chiang Mai, Tailândia, mas confesso que em Luang Prabang, foi muito mais interativa e especial. Fiz um passeio completo, de dia inteiro, com direito a 2 horas em cima do elefante, almoço no meio da reserva e ainda um super banho de 20 minutos nas cachoeiras de Tad Sae com os elefantes, um momento inesquecível em minha vida. Clique AQUI para assistir como foi. Optei por um campus bem avaliado e de referência, o Elephant Village e Shangri Lao. Há também o White Elephant. Esses são campus que lutam pela preservação e reabilitação dos elefantes no Laos. O preço do passeio irá variar do período do ano, e do pacote escolhido, em média a partir de U$ 45 por pessoa.

Começando o nosso passeio de elefante (Foto: Selfie)
Luang_Prabang_Laos_8558-1
Como novo motorista de elefantes 🙂 (Foto: Nosso guia)
DCIM101GOPRO
Nosso almoço exclusivo no meio da reserva (Foto: Selfie)
Tomando banho com os elefantes……… (Foto: Selfie)

5 – Conheça os mistérios da caverna Pak Ou Caves, terminando com um belo por do sol de barco pelo rio Mekong
Visitar a caverna de Pak Ou Cave é o melhor motivo para navegar lentamente pelo rio Mekong até a caverna que há anos é parada obrigatória de peregrinos budistas, que agradecem as suas bênçãos, deixando estátuas de buda no local. Já são mais de 4.000 budas, lá colocados. Um momento de agradecer muito a oportunidade de visitar esse país tão especial. Há várias opções de passeios. Eu optei pelo conforto e exclusividade do barco privado. Minha dica é que essa visita seja sempre combinada, com barco, visita a vilarejos da região ou até mesmo com a experiência de encontro com elefantes.

Luang_Prabang_Laos_8245-1
Caverna Pak Ou Caves (Foto: Soraya Resende)
Luang_Prabang_Laos_8277-1-2
Altar com mais de 4.000 Budas (Foto: Soraya Resende)
Luang_Prabang_Laos_8249-1
As margens do Mekong (Foto: Mauricio Resende)
Luang_Prabang_Laos_8288-1
Nosso barco privado (Foto: Soraya Resende)

6 – Atravesse a ponte de bambu
Isso mesmo, um verdadeiro ritual para todo turista que visita a cidade, é atravessar a ponte de Bambu. Não chega ser uma atração turística, mas uma ótima maneira de atravessar o Rio Mekong. Dizem que dá sorte!!! Ahh, além da sorte, a vista é linda e há um restaurante super bacana do outro lado. Uma sugestão é o Utoppia.

Luang_Prabang_Laos
Uma das várias pontes de bambu em Luang Prabang

7 – Escale o Monte Phousi
É aqui que fica o Templo That Chomsi, com uma linda vista 360 graus de toda Luang Prabang. Mas para ter acesso a essa linda vista, é preciso ter disposição para subir mais de 300 degraus, 100 metro acima da cidade. O pôr do sol é o horário mais bonito. O acesso custa 20 mil Kip.

Luang_Prabang_Laos_2
A caminho do Templo That Chomsi

8 – Compre produtos locais do Laos no Night Market
O mercado funciona das 6 da tarde às 10 da noite , diariamente. São dezenas de barracas de artesanatos e produtos locais. Ahhh, lembre de pechinchar 🙂 Logo ao lado, fica o Food Market. Se você for do estilo que adorar comidas mais exóticas e baratinhas, esse é o lugar.

Luang_Prabang_Laos_8961-1
Night Market (Foto: Soraya Resende)
Luang_Prabang_Laos_8056-1
Food Market, bem local!!! (Foto: Soraya Resende)

9 – Faça um tour pelos templo locais
Desde o imponente Palácio Real, também conhecido como Haw Kham, onde estão guardados objetos da família real, o Wat Xieng Thong e o Wat Sen. São vários templos na cidades, e todos próximos. Uma dica legal para circular pelos templos é alugar uma bicicleta.

Luang_Prabang_Laos_9007-1
Palácio Real (Foto: Soraya Resende)
Luang_Prabang_Laos_8984-1
Wat Xieng Thong (Foto: Soraya Resende)
Luang_Prabang_Laos_9038-1
Momento agradecimento (Foto: Mauricio Resende)

10 – Se refresque nas cachoeiras Kuang Si
Com cachoeiras azuis-turquesas e um cenário paradisíaco, Kuang Si fica distante apenas 30km de Luang Prabang, em torno de 40 minutos. A forma mais fácil de chegar nas cachoeiras, é contratando um tuk-tuk, pagando em torno de U$ 30 (privado, por tuk-tuk). As cachoeiras ficam dentro do parque que leva o mesmo nome, Kuang Si. O local tem uma estrutura simples, mas confortável, com banheiros, área de picnic, além de uma pequena feirinha de artesanato logo na entrada do parque. Ahh, o acesso custa 20.000 kip (U$ 2,50). Lógico que não pode faltar um super banho nas águas geladas das cachoeiras, portanto, vá com roupa adequada para se esbaldar.

Laos 12
Cachoeiras Kuang Si (Foto: Soraya Resende)
Luang_Prabang_Laos_8424-1
São várias cachoeiras em Kuang Si (Foto: Soraya Resende)
Vá preparado para aproveitar das cachoeiras (Foto: Selfie)

Te convido a acessar também:
Instagram: @poraicomigo
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
Contato: soraya@poraicomigo.com.br
YouTube: youtube.com/poraicomigo 

Leia também outros post relacionados ao destino:
Entendendo o Camboja
Ho Chi Minh City (Saigon), Vietnã
Hanói, visitando a capital do Vietnã
Bangkok, o que fazer na capital da Tailândia
Taj Exotica Resort & Spa, Ilhas Maldivas 

Texto e Imagens: Soraya Resende   

Todos os direitos reservados.
2016© Por aí Comigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.