Ho Chi Minh City (Saigon), Vietnã

8 de Fevereiro de 2016

Ho Chi Minh City 1

Período da viagem: Outubro de 2015

Post Entendendo o Vietnã, clique AQUI

Conhecida como “A Velha Dama do Oriente”, Ho Chi Minh City, a antiga cidade de Saigon, como é chamada até hoje, é a maior cidade do país. Atualmente, são quase nove milhões de moradores. É tanta, mas tanta gente, que confesso que na chegada fiquei meio tontinha com a multidão, depois lógico, me acostumei e adorei!!!

Ho Chi Minh City 53
O movimento em Ho Chi Minh é sempre intenso!

Essa metrópole é conhecida mesmo por ser a cidade com mais motos no mundo, são mais de cinco milhões bem barulhentas. O que se vê nas ruas é um verdadeiro desafio às leis do equilíbrio. Como uma moto tão pequena consegue carregar tanta gente e tantas coisas? Em Saigon, até boi cabe numa moto. Regra de trânsito???? Esquece…ninguém respeita nada, nem ninguém, eles vão pra tudo quanto é lado, de qualquer maneira. E para atravessar a rua???? Aí é uma arte que os Vietnamitas não ensinam a ninguém, mas eu ensino. A dica é: respire fundo, cole num local e vá!!! 🙂

Ho Chi Minh City 54
São milhares dessas espalhadas por todos os cantos

Saigon, ohhhh desculpa, Ho Chi Minh City, é também a cidade mais francesa de toda a Ásia, isso porque de 1854 foi ocupada pela França, tornando-se inicialmente capital da Cochinchina e mais tarde de toda a Indochina Francesa. Em 1954 tornou-se capital do Vietnã do Sul, tendo sido o quartel general das tropas americanas durante a guerra. Somente com o final da guerra dos americanos em 1975, e a invasão das tropas do Vietnã do Norte a cidade, que era Saigon, passou a chamar-se Ho Chi Minh City, em homenagem ao grande líder comunista, até hoje, idolatrado no país.

Ho Chi Minh City 24
O comércio informal de Saigon

Na prática, a influencia francesa está em todos os lugares da região, seja na arquitetura, seja no hábito de comer o “pão francês”, de tomar um café expresso (aqui fica o relato de uma super apreciadora de café, eu!!! Dos MELHORES do mundo!!!), de encontrar a escrita francesa em vários lugares, ou do jeitinho preferido dos locais chamarem a cidade de Saigon e não de Ho Chi Minh City.

Ho Chi Minh City 1
Dos melhores do mundo

Foi em Saigon, finalizando a minha visita a esse país encantado, com pessoas amáveis, e já entendendo um pouco mais da batalha sanguinolenta contra os americanos, que escutei de uma vietnamita esse depoimento que reflete o sentimento de uma nação ……….“Não guardamos rancor no coração, mas nunca esqueceremos da guerra”

Ho Chi Minh City 43
Essa fotografia foi tirada por Huynh Cong Ut e recebeu o Prêmio Pulitzer de 1973

Nossa Visita:
Chegamos em Ho Chi Minh City no final da tarde, bem no horário do rush, isso significa, bem no horário mais louco de umas das cidades com o pior transito do mundo 🙂 Foi bom porque já de “cara sentimos o clima da maior cidade do país.

Ho Chi Minh City 16
Palácio da Reunificação

Seguimos para o Park Hyatt Saigon, o hotel que escolhemos para a nossa estadia da cidade. Não poderíamos ter feito escolha melhor, o hotel simplesmente sensacional, com certeza, o melhor hotel da cidade. Fica localizado no Distrito 1, que mesmo com o trânsito, apenas entre 30 e 40 minutos do aeroporto, e no coração do comercio mais mais sofisticado da cidade, próximo a shoppings e a restaurantes grifados.

A fachada branca e decoração inglesado imponente do hotel, dá um charme todos especial. No nosso pacote de hospedagem, incluímos o café da manhã, o que valeu super a pena, pois o restaurante do hotel oferece um buffet e serviço a la carte com comidas orientais e ocidentais dos deuses.

Ho Chi Minh City 8
Hotel Park Hyatt Saigon

Logo após um descansinho básico, já começamos a explorar a região, terminando com um jantar no estilo Vietnamita contemporâneo, no Dinnig Room Restaurant.

No dia seguinte, começamos logo cedo viajando por quase 2 horas até o Cu Chi Tunnels, permanecendo até o começo da tarde. Almoçamos já em HCMC no restaurante vietnamita Quan An Ngon, totalmente tradicional e nada gourmet. Seguramente éramos os únicos turistas presentes, e a linguagem única falada era a local.Se não estivéssemos com o nosso guia….. Gostamos bastante pois foi uma ótima oportunidade de frequentar “local dos locais”. Outro detalhe é que o restaurante fica bem em frente ao Palácio da Reunificação, o que foi ótimo para ganharmos tempo na nossa visita seguinte.

Ho Chi Minh City 13
Cu Chi Tunnels

Após o Palácio, seguimos para uma visita a Catedral de Notre Dame e a Agência dos Correios, visitas bem próximas. Seguimos para uma emocionante visita ao Museu de Memórias da Guerra, simplesmente imperdível em HCMC.

Ho Chi Minh City 48
No Museu de Memórias da Guerra

Não ache que o dia acabou por aí não, ainda tínhamos fôlego para mais 🙂 Após uma revigorada no hotel, seguimos para nossa última noite no Vietnã, e escolhemos ser nas alturas. Fomos para a Torre Bitexco, onde fica localizado o restaurante Eon 51.

Ho Chi Minh City 29
A linda vista de Saigon

Na manhã seguinte, seguimos direto para o aeroporto para embarque com destino a Siem Reap, Camboja, continuando nossa viagem pela Indochina. No próximo post, conto como foi nossa visita a essa encantadora região da Ásia.

Ho Chi Minh City 38
Seguindo viagem……

O que não deixar de visitar ou fazer em Ho Chi Minh City:

Cu Chi Tunnels – Distante aproximadamente 1 hora e 30 minutos de Ho Chi Minh City, esse, na minha opinião, é um passeio imperdível. Usando técnicas avançadíssimas para época de engenharia, o complexo de túneis foi construído pelos guerrilheiros Viet Congs, e além de esconderijo, servia também como rota de comunicação. Quase 10.000 Viet Congs viveram escondidos por aqui. No local, é possível também testar algumas armas que foram utilizadas durante a guerra, como as famosas AK-47 e a M-16. Lógico que testei! Escolhi a M-16 por ser um pouco mais “leve” que a AK-47. Paguei U$ 5 para atirar 5 vezes. Valeu a experiência:) O complexo funciona diariamente das 07:00 às 17:00 horas, e a entrada custa 110.000 dongs, em torno de U$ 6,00.

Museu de Memórias da Guerra (Nha Trung Bay Toi Ac Chien Tranh) – Esse talvez tenha sido o lugar que mais me emocionei em toda a viagem ao Vietnã. Um lugar que relembra em fotos chocantes os terrores do passado da guerra que marcou o país. A visita é forte e imperdível, e mostra o ponto de vista da guerra com o sentimento dos vietnamitas. Além de fotos, no pátio do museu, é possível ver vários aviões, tanques de guerra e outras armas militares. A entrada custa em torno de 30.000 dongs (U$ 1,50).

Ho Chi Minh City 41
Uma história de horrores
A sala Laranja
A sala Laranja
Eternizado........
Eternizado……..

Palácio da Reunificação (Hoi Truong Thong Nhat) – Esse prédio foi construído em 1966 pelo Vietnã do Sul para servir como sede do governo filiado aos Estados Unidos. É suntuoso e moderno ao mesmo tempo. Tudo por aqui foi mantido exatamente como era nos tempos áureos. Me chamou mais atenção as instalações do andar térreo, onde o presidente da época mantinha uma verdadeira fortaleza com equipamentos ultramodernos, como: Mapas, telefones de emergência, máquinas de datilografar para envio de mensagens secretas, e ainda quartos totalmente blindados. A entrada custa em torno de 50.000 dongs (U$ 2,50). Aberto diariamente das 7h30 às 11h e das 13h às 16h.

Ho Chi Minh City 31
O comando formal
Ho Chi Minh City 33
O comando militar totalmente blindado
Ho Chi Minh City 32
Sala de estratégia militar

Saigon Notre Dame Cathedral – Aqui concentra-se a maior quantidade de noivos da cidade, seja para casar ou apenas para preparar o “book” de fotografias pré-casamento. A belíssima catedral é datada de 1883, e fica localizada logo ao lado da Central dos Correios.

A Catedral......
A Catedral……

Agência Central dos Correios – Fica localizado na praça Cong Xa Paris, bem ao lado da Catedral de Notre-Dame. As obras foras finalizadas em 1891 pelo famoso arquiteto Gustave Eiffel (o mesmo que idealizou a Torre Eiffel na capital francesa). Vale entrar, apreciar a arquitetura, e enviar um lindo cartão postal para amigos e familia no Brasil. Assim eu fiz 🙂

Agência dos Correios
Agencia dos Correios

Mercado Ben Thanh e o Ben Thanh Night Market – Fica na região central da cidade e é bastante movimentado. Tenha em mente que é um local turístico, e pode passar a impressão de “meio fake”. Vende-se de tudo, de souvenir a comida. Ahh, os vendedores são bem insistentes. À noite parece uma grande 25 de Março em São Paulo.

Ho Chi Minh City 64
Mercado Ben Thanh

Torre Bitexco – Esse é o segundo prédio mais alto do país. No topo, há um restaurante/bar o Eon 51. Se quiser apenas ter acesso ao mirante, paga-se em torno de U$ 12. A dica é ir no final da tarde até o restaurante/bar, pagar por um dink e aproveitar sem precisar pagar pelo acesso ao mirante. Nó acabamos optando pelo restaurante à noite, nossa despedida do Vietnã nas alturas.

Os principais shoppings da cidade:

  • Vincom Center – Esse é o maior shopping da cidade. É dividido em dois em dois prédios, o Vincom Center e o Union Square, totalizando mais de 250 lojas mundialmente conhecidas.
  • The Crescent Mall – São 6 andares de um shopping moderno e muito bem decorado, com lojas também mundialmente conhecidas.
  • Diamante Plaza Mall – Essa é uma grande loja de departamento.
  • Parkson Shopping – Também uma mega loja de departamento.
  • Saigon Square – Um mercado com produtos populares bem no estilo dos shoppings do centro de São Paulo.
Ho Chi Minh City 65
Vincom Center

Dica de hospedagem:
Ho Chi Minh City é um metrópole, com hospedagens para todos os gostos e bolsos. Seguem algumas sugestões:

  • 5 EstrelasPark Hyatt Saigon, esse hotel é foi a nossa escolha em Ho Chi Mihn City. Simplesmente Fantastico!!! Uma outra opção de hotel 5 estrelas na cidade é o The Reverie Saigon. Existem vários outros hotéis luxuosos, mas esses são os principais.
  • 4 EstrelasHotel Des Arts Saigon Mgallery Collection – Extremamente charmoso e muito bem localizado no Distrito 3. Uma ótima opção para quem não abre mão do conforto com sofisticação.
  • 3 EstrelasParadise Saigon Boutique Hotel – Um 3 estrelas que mais parece 4. Também localizado no Distrito 1, distante apenas 600 metros do Mercado Ben Thanh.
Ho Chi Minh City 37
A agência dos Correios internamente

Nosso guia em Ho Chi Minh City:
Dang Minh
Celular e Whatsapp: +84 91 904 66-22

Park Hyatt Saigon
2 Lam Son Square, District 1
Ho Chi Minh City (Saigon), Vietnã
Tel: +84 8 3824 1234

Te convido a acessar também:
Instagram:@sorayaresende

Twitter: @sorayaresende

Fanpage: 
facebook.com/poraicomigo


YouTube:
 YouTube: youtube.com/poraicomigo
Contato: soraya@poraicomigo.com.br 

Leia também outros post relacionados ao destino:
Entendendo o Vietnã


Hanói, visitando a capital do Vietnã

Halong Bay

Hué, Vietnã
Hoi An, Vietnã
Tailândia, Uma Nação de Cores, Sabores e Culturas

O paraíso chamado Ilhas Maldivas

Texto e Imagens: Soraya Resende 

Todos os direitos reservados.
2016© Por aí Comigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.

Ho Chi Minh City 20
Treinando em Cu Chi Tunnels por U$ 5,00