Hoi An, Vietnã
25 de novembro de 2015
Período da viagem: Outubro de 2015
Post Entendendo o Vietnã, clique AQUI
Foi na encantadora Hoi An, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, que fomos um pouco mais longe na história do Vietnã. Em uma época em que nem conseguimos lembrar da guerra contra os Estados Unidos.
A cidade é um exemplo excepcional de uma cidade portuária que prosperou durante os séculos entre XVI e XVIII. As construções pelas ruas é um reflexo de uma combinação de estilos arquitetônicos, dando um toque todo especial a essa cidade charmosa, onde passaram japoneses, chineses, portugueses e comerciantes indianos.
Hoi An era muito importante na rota marítima da seda, quando os barcos viajavam desde a Europa para comprar mercadorias na China. Servia como uma parada de abastecimento de comidas e água. Hoje em dia, a cidade é referencia em confecção de roupas sob medida, havendo várias lojas na região.
Hoi An é o tipo de lugarzinho que todo turista ama. Tem muita história, excelente gastronomia, hotéis para todos os gostos e bolsos, praias lindas e lojinhas de artesanatos dos mais simples aos mais elaborados. Para mim, visita imperdível em uma viagem ao Vietnã.
Nossa Visita:
Com apenas 120.000 habitantes, não há aeroporto nem rodoviária em Hoi An, por isso chegamos através do aeroporto da cidade de Da Nang, distante apenas 40 minutos do centro de Hoi An. Não precisamos de taxi, pois como nas outras cidades do Vietnã, já havíamos contratado uma empresa de receptivo. Como informação, o valor do taxi aeroporto/centro de Hoi An, custa aproximadamente U$ 15,00. Procurei saber antes de sair do aeroporto 🙂
Seguimos direto para o hotel que escolhemos nos hospedar, o super premiado The Nan Hai, na praia de Ha My, considerado o melhor hotel do Vietnã, e um dos melhores hotéis que já tive oportunidade de me hospedar. Um hotel daqueles com cenário de cinema. Mas sobre o The Nan Hai, esse merece um POST exclusivo aqui no blog. (Será postado em breve).
Já no dia seguinte, começamos uma super visita guiada a pé. Sim a pé, pois é a forma mais simpática e agradável de visitar o centro histórico de Hoi An.
Ahh, para turistas é necessário comprar um tipo de “passe” para visitar o centro histórico, uma taxa simbólica no valor de 120.000 Dongs, correspondente a U$ 6,00. A explicação é que essa taxa serve para manter a região de Old Town limpa, e sempre organizada para os turistas. A verdade é que nosso guia comprou os passes, mas ninguém os cobrou. Ele comentou que há vários ficais checando os turistas. (Eu particularmente não os vi).
Eu recomendo fortemente duas vistas ao Old Town, o centro histórico. Uma durante o dia, conhecendo todos os pontos turísticos e outra durante à noite (imperdível), isso porque tudo muda radicalmente. A iluminação da cidade é um espetáculo à parte. Por todos os lados há lanternas de geometria e cores diversas, dando uma charme todo especial.
Uma vez por mês, acontece o Festival da Lua Cheia. Entre 18h às 22h, todas as luzes da cidade são apagadas, permanecendo apenas as lanternas coloridas como única iluminação. Nesse mesmo dia, vários barquinhos iluminados a vela, são lançados no rio Thu Bon, completando o cenário. O festival sempre acontece no 14o dia do calendário lunar #FicaDica
À noite o local é o point para casais, e atrai grande parte dos turistas. A região é repleta de bares e restaurantes, a grande maioria na margem do rio Thu Bon, a exemplo do Cargo Restaurant, com uma vista linda e uma comida deliciosa. Foi o nosso escolhido!
O que não deixar de visitar ou fazer em Hoi An:
Mercado Municipal – Ideal para ser visitado pela manhã. Muito legal interagir com os vietnamitas, vivenciando um pouco dos hábitos locais. Local ótimo para lindas fotos.
Phuc Kien Assembly Hall – Este bonito templo cor de rosa foi construído pela etnia chinesa mais numerosa na cidade para a Deusa Thien Hau, deusa do mar, que protege os navios e marinheiros. O templo é todo ornamentado, com detalhes muito bonitos como os azulejos de flor, O que me chamou mais atenção, foram os incensos em espiral no teto.
Japanese Covered Bridge (Ponte Japonesa Coberta) – Um dos grandes cartões postais do Vietnã, presente inclusive na nota de 20.000 Dongs. Construída em 1953, servia para unir a zona comercial situada na parte ocidental Japonesa com o Chinatown, onde viviam Vietnamitas e Chineses. A ponte foi construída em madeira e pedras, e hoje além de ligar as ruas Tràn Phú e Nguyen Minh Khai, serve como um ótimo local para fotos principalmente de noivos apaixonados.
Casa de Tan Ky – Uma das casas antigas mais bem preservadas da cidade, com arquitetura do século XVII. A parte de cima da casa ainda serve de residência para a sétima geração de uma família de comerciantes que construiu o local.
Cooking Class – Existem vários locais em Hoi An que oferecem aulas da tradicional culinária do centro do Vietnã, desde as aulas mais simples, as mais completas, incluindo inclusive ida ao mercado municipal para compra dos alimentos a serem cozinhados. Aproveite a oportunidade!
Ir a praia – As praias da região são as mais famosas de toda a região central. Por isso que existem vários hotéis 5 estrelas de cadeia internacional.
Tour de Bicicleta – Várias empresas oferecem tours de bicicleta, passando por vilarejos rurais, inclusive conhecendo plantações de arroz e aprendendo como é feito os barcos de madeira bem tradicional da região.
Quanto tempo permanecer na cidade:
- Permanecemos apenas 2 noites em Hoi An, mas facilmente e felizes, ficaríamos 4 noites ou mais.
Como Chegar:
- De carro:
- Desde Hue – Aproximadamente 3 horas e 30 minutos
- Desde Hanói – Aproximadamente 15 horas
- De trem (estação em Da Nang):
- Desde Hue – 2 horas e 30 minutos
- Desde Hanói – 16 horas
- Desde Ho Chi Minh – 16 horas e 30 minutos
- De avião (aeroporto em Da Nang):
- Desde Hanói – 1 hora e 15 minutos
- Desde Ho Chi Minh – 1 hora e 15 minutos
Circulando em Hoi An:
- Na região de Old Town não é permitido a circulação de carros, por isso uma ótima opção é utilizar bicicletas. Podem ser alugadas facilmente.
- Com facilidade encontra-se taxi nos hotéis e pontos turísticos
Te convido a acessar também:
Instagram:@sorayaresende
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
YouTube: YouTube: youtube.com/poraicomigo
Contato: soraya@poraicomigo.com.br
Leia também outros post relacionados ao destino:
Entendendo o Vietnã
Hanói, visitando a capital do Vietnã
Halong Bay
Tailândia, Uma Nação de Cores, Sabores e Culturas
O paraíso chamado Ilhas Maldivas
Texto e Imagens: Soraya Resende
Todos os direitos reservados. 2015© PoraíComigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.