Visitando Óbidos Portugal
29 de julho de 2015
Na cidade medieval de Óbidos, a história é tão bonita quanto o lugar. Uma das mais charmosas e preservadas cidades medievais de Portugal.
A vila de Óbidos costumava ser dada como presente de casamento pelos reis portugueses a suas esposas, entre os séculos 13 e 19. Fazia parte do dote do casamento 🙂
Distante apenas 80km de Lisboa, na mesma rota da cidade de Fátima, e aproximadamente 1 hora de carro, é ideal para visita de dia inteiro ou até mesmo pernoitar e aproveitar muito mais desse vilarejo todo cercado por muralhas, recheado de lojinhas, galerias de artes e inúmeros restaurantes pitorescos.
A Igreja de Santa Maria, matriz da cidade, serve como ponto de referencia para a visita a vila. É na região ao redor da igreja, que concentram-se a grande maioria das lojas de artesanatos, bons restaurantes e as histórias de séculos da vila medieval.
O Castelo da cidade, uma edificação do século VII, construído pelos Mouros, foi transformado em uma luxuosa hospedagem na década de 50, chamando-se hoje “Pousada Castelo Óbidos“. Monumento Nacional e uma das Sete Maravilhas de Portugal. Foi o primeiro castelo a ser adaptado, restaurado e convertido numa das mais belas Pousadas Históricas do País. Eleito em 2006 pela Travel + Leisure um dos 500 melhores hotéis do mundo.
O castelo não pode ser visitado por turistas não hospedes, portanto, a minha sugestão, é aproveitar para sentir-se como uma realeza dos séculos passados, pernoitando no castelo. Uma experiência impar!
Uma informação importante sobre Óbidos, é que por a cidade ser medieval e toda murada, não é permitido a circulação de carros. Para hospedes de hotéis da cidade, automóveis só podem entrar apenas para descarregar bagagem, tendo depois que estacionar fora do perímetro amuralhado. Há várias opções de estacionamentos pagos por toda a cidade.
Quem visita Óbidos, não pode deixar de provar a “Ginjinha”, licor típico da região, feito da Ginja, fruta semelhante a cereja, e que tradicionalmente é servido em um copinho de chocolate. A Ginjinha é vendida por toda a cidade pelo preço médio de ER$ 1,00.
Como Chegar:
De carro:
- Desde Lisboa, são 80km, aproximadamente 1 hora dirigindo.
- Óbidos é rota entre as cidades de Lisboa/Fátima/Coimbra.
De ônibus:
- É possível, através da empresa Rodoviário do Tejo, por um custo aproximado de ER$ 8,00 o bilhete. Clique no site da empresa para encontrar horários e locais onde tomar o ônibus.
Onde ficar:
Pousada Castelo Óbidos
Apenas 17 quartos
Telefone: +351 2629-59148
Paço Real, 2510-999
Óbidos – Portugal
Hotel Real D´Óbidos
Apenas 17 quartos
Telefone: +351 262 955 090
Dom João D’Ornelas, 2510-074
Óbidos – Portugal
Onde Comer:
Restaurante Alcaide
Indicação Guia Michelin
Rua Direita, 60
2510-001 ÓBIDOS
Telefone: 262 959 220
Restaurante Pousada do Castelo
Paço Real, 2510-999
Óbidos – Portugal
Telefone: +351 262 955 080
Estalagem do Convento
Rua D. João d’ Ornelas, 2510 – 074
Óbidos – Portugal
Telefone: +351 262 959 214/7
Te convido a acessar também:
Instagram:@sorayaresende
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
Contato: soraya@poraicomigo.com.br
YouTube: youtube.com/poraicomigo
Leia também outros posts relacionados ao destino:
5 Restaurantes Top em Lisboa
Dicas de Viagem em Portugal
Imigração Europeia – Documentos Solicitados
Marrocos – Dicas de viagem
Medina de Marrakech – Sugestão de Passeios
Imagens e Texto: Soraya Resende