5 Restaurantes Top em Lisboa

14 de Março de 2015

A culinária regional, é sem dúvida o maior reflexo de uma cultura local, e por isso, sempre que viajo, não deixo de visitar bons restaurantes.

Nessa minha última viagem a Lisboa, visitei vários excelentes restaurantes, e , lógico,  que não poderia deixar de compartilhar todos com vocês.

Preparei essa lista com sugestão de 5 restaurantes na região de Lisboa, priorizando os restaurantes tradicionais, que valorizam a excelência da culinária tradicional portuguesa.

A ordem dos restaurantes está de forma aleatória, portanto não significa que o número 1 é o melhor.

doca peixe

RESTAURANTE DOCA PEIXES
O lugar é muito especial, a beira do Rio Tejo, nas antigas Docas de Lisboa, com uma vista de tirar o fôlego. O restaurante é referencia em peixes frescos e frutos do mar.

Na nossa visita, pedimos para entradas, Sopa de Peixes e Mariscos e Salmão marinado com molho de Dill. Para prato principal, pedimos Bacalhau à Braz e Bife de Atum em Crosta de Sésamo. Tudo muito saboroso, e com preço justo, para o padrão do restaurante.

Site: www.docapeixe.com
Endereço: Doca Alcântara, Lisboa, Portugal
Contato: +351 21 397 3565
Funcionamento: Todos os dias das 12:30 às 15:00 e das 19:00 às 00:00

Restaurante Doca Peixes 6
Restaurante Doca Peixes
Restaurante Doca Peixes 4
Restaurante Doca Peixes

laurentina

RESTAURANTE LAURENTINA
O meu eleito número 1 nessa visita, foi o RESTAURANTE LAURENTINA, o melhor em culinária tradicional, considerando local, atendimento e lógico, a qualidade da comida, o tradicional BACALHAU! É o tipo de restaurante, que se você tiver apenas oportunidade de visitar 1 em Lisboa, escolha esse. É de “babar” só de lembrar! Funciona todos os dias , para almoço e jantar.

Na primeira visita ao restaurante, pedimos Bacalhau com Natas e Espinafre e Bacalhau Lascado Especial. Os dois estavam maravilhosos, mas o com Natas ainda estava mais saboroso.

Na segunda visita ao restaurante, no último dia da nossa viagem, pedimos de entrada Pastel de Bacalhau e uma Sopa de Feijão com couve. Para prato principal, pedimos novamente o Bacalhau com Natas e Espinafre, o Bacalhau Alto Assado e o Bife Laurentina para nossa filha, fantásticos! Para sobremesa, pedimos uma Delícia Chocolate, o nosso famoso Petit Gateau, Pastéis de Belém, todos feitos na hora, e por isso, se estiver com um pouco de pressa, recomendo que faça o pedido da sobremesa, ainda quando estiver durante a refeição.

Site: www.restaurantelaurentina.com
Endereço: Avenida Conde Valbom 71A, Portugal
Contato: +351 21 796 0260
Funcionamento: Todos os dias das 12:00 às 23:00

Laurentina 2
Restaurante Laurentina
Laurentina 5
Restaurante Laurentina

o galito

RESTAURANTE “O GALITO”
O Restaurante já acumulou vários prêmios desde a inauguração, inclusive o de melhor restaurante português em 2007 pela revista Veja Lisboa. A referência culinária é a tradicional cozinha do Alentejo. A casa não é grande, apenas 50 lugares, e isso por ter mudado em Junho de 2014 de local, no mesmo bairro de Carnide. O cardápio é bem reduzido, composto de caças e poucos pratos de frutos do mar. Não ache que vai encontrar o famoso Bacalhau Português feito ao forno! Tudo que comemos, sem exceção, estava maravilhoso, com um paladar único. Estávamos com nossas filhas, e tivemos dificuldade de encontrar alguma comida para elas, pois no cardápio não havia nenhum tipo de carne de vaca, e o único frango do cardápio, estava em falta. Resultado, passadinha básica após o jantar no Mc Donald’s para agradá-las.

Achamos o preço justo da conta, considerando tudo que pedimos, muitas entradas, 2 pratos principais, vinho recomendado e ainda sobremesa e cafezinho, tudo por 80,00 Euros para 2 pessoas, considerando que nossas filhas não jantaram. Se houver interesse de visitar O Galito, aconselho fazer reserva ou chegar cedo, nos primeiros minutos abrindo o restaurante, pois o local é sempre concorrido de “fiéis da boa comida”, capazes de aguardar pacientemente por cada prato.

Para nosso jantar, pedimos Salada de Grão com Bacalhau, Salada de Pimentos Assados, Salada de Favas com Cachoeiras e Empadas de Perdiz. Para o prato principal, escolhemos Açorda de Coentros à Alentejana com Bacalhaus e Ovo Escalfado e uma Costelinha de Borrego com Arroz de Coentros. Os pratos principais são muito bem servidos, e depois de tanta entrada, daria tranquilamente para pedir apenas 1 prato para compartilhar com meu marido.

O atendimento foi normal, nada de tão agradável mas também nada para incomodar.

Endereço: Rua Adelaide Cabete, 5D, Lisboa, Portugal
Contato: +351 21 711 1088
Funcionamento: De segunda-feira  à Sábado das 12:00 às 15:30 e das 19:00 às 23:00. Domingo fechado.

O Galito 4
Restaurante O Galito
O Galito 7
Restaurante O Galito

quinto sabor

RESTAURANTE QUINTO SABOR – CASCAIS
Sabe aquele tipo de restaurante que mais parece nos levar a casa dos nossos avós??? Esse é o clima do Restaurante Quinto Sabor, totalmente familiar, com comida tradicional Portuguesa. O restaurante comandado pelo casal José e Tereza, fica localizado em uma área residencial da cidade de Cascais, em um espaço pequeno, mas bastante aconchegante.

Para o nosso almoço, pedimos 2 entradas, a Alhada de Raia e Bolinhas Alheira de Caça. Para prato principal, escolhemos o tradicional Bacalhau Quinto Sabor. Tudo fantástico.

Site: www.quintosabor.pt
Endereço: Rua Torre 1040, Cascais, Portugal
Contato: +351 21 405 5700
Funcionamento: Das 12:00 às 00:00. Fechado toda terça-feira.

Quinto Sabor 2
Restaurante Quinto Sabor
Quinto Sabor 1
Restaurante Quinto Sabor

solar dos presuntos

RESTAURANTE SOLAR DOS PRESUNTOS
O restaurante fundado em 1974 por Evaristo Cardoso, que já foi  cozinheiro oficial da seleção portuguesa de futebol, inclusive já participando de copa do mundo de futebol, é um dos mais emblemáticos da capital portuguesa. Fica localizado no centro de Lisboa, e se pretende visitar, recomendo fortemente fazer reserva antecipada ou chegar logo na abertura do restaurante, por volta das 19:00hs  se pretende jantar.

Para o nosso jantar, pedimos para entrada uma porção de pastéis de Bacalhau. Para o prato principal, novamente fomos no Bacalhau a Lagareiro, e no Salmão grelhado com batata ao murro. O restaurante merece toda a fama, pois realmente a comida estava fantástica.  A única ressalva, é referente a cobrança de cada item do couvert, inclusive a manteiga. Geralmente é oferecido tudo na mesa, e cobrado individualmente por cada item, que pode ser recusado, caso não deseje. Essa é uma política comum em Portugal, por isso recomendo que fique atento.

Site: www.solardospresuntos.com
Endereço: Rua Portas de Santo Antão 150, 1150-269 Lisboa, Portugal
Contato: +351 21 342 4253
Funcionamento: De segunda-feira  à Sábado das 12:00 às 15:30 e das 19:00 às 23:00. Domingo fechado.

Solar dos Presuntos 10
Restaurante Solar dos Presuntos
Solar dos Presuntos 5
Com Evarisco Cardoso no Restaurante Solar dos Presuntos

Outras 5 sugestões de restaurantes tradicionais em Lisboa
Restaurante Sea me
Restaurante Olivier
Restaurante Porto Santa Maria, Cascais
Restaurante Tavares
Restaurante Bica do Sapato

Te convido a acessar também:

Instagram: @sorayaresende
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
Contato: soraya@poraicomigo.com.br
YouTube: youtube.com/poraicomigo

Leia também outros posts relacionados ao destino:
Chiang Rai a Chiang Mai – Norte da Tailândia
Bangkok, o que fizemos na capital da Tailândia
Sirocco Sky Bar em Bangkok

Imagens e Textos: Soraya Resende

Todos os direitos reservados.
2015© PoraíComigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.