Hanói, visitando a capital do Vietnã
27 de outubro de 2015
Período da viagem: Outubro de 2015
Post Entendendo o Vietnã, clique AQUI
Com uma arquitetura que mescla um pouco da França e da China, a antiga capital do Vietnã do Norte e atual capital do Vietnã, uma cidade com aproximadamente 7 milhões de habitantes, sendo a segunda maior cidade do país, ficando atrás apenas de Saigon, é visitada por muitos turistas, principalmente por ser ponto de partida para vários passeios turísticos famosos da região, a exemplo de Halong Bay.
Já no primeiro contato com Hanói, bem no final da tarde, já deu para perceber bem a loucura do trânsito, caótico e sem regras, principalmente pela quantidade de motocicletas, mas muitas e muitas mesmo! Nunca havia visto tantas motonetas juntas em uma cidade, e nem achei que fosse possível. Uma experiência à parte! Naquele momento deu para perceber que seria uma viagem interessante, diferente … 🙂
Primeiro dia:
Cheguei ao aeroporto de Noi Bai em Hanói, depois de quase dois dias de viagens e conexões. O aeroporto fica localizado a aproximadamente 45 Km do centro, uma viagem em torno de 40 minutos. Não precisei de taxi, pois havia contratado uma empresa de receptivo, mas procurei saber quanto custava o valor do taxi aeroporto/região do Lago Hoam Kiem, aproximadamente 350.000 dongs (U$ 16,00). Considerando que os taxímetros em Hanói não são confiáveis, principalmente nos trechos saindo do aeroporto, a melhor forma para evitar transtorno e aborrecimento logo na chegada da cidade, a dica que dou é contratar o transfer com uma operadora de turismo ou diretamente com o seu hotel, serviço normalmente oferecido pelos hotéis por um valor médio de U$ 18,00 o carro. Mais exclusivo e seguro que os taxis!
Fiquei hospedada no luxuoso e tradicional Hotel Sofitel Legend Metropole, um ícone de Hanói. O hotel todo em estilo colonial francês, foi fundado em 1901, e já hospedou muitos líderes de estado e grandes artistas. Por lá já passaram Joan Baez e Jane Fonda, como também Charles Chaplin e Vladimir Putin.
O hotel consegue manter um equilíbrio entre história, modernismo e requinte. É sem dúvida o hotel mais prestigiado da cidade, localizado na região nobre da Opera House.
Próximo do hotel, a pé, é possível visitar regiões interessantes da cidade, como shoppings, restaurantes, o Lago Hoan Kiem, e também o distrito de Old Quarter.
Logo após uma revigorada com um banho, resolvi já seguir a procura do povo local, a melhor forma de conhecer uma cultura!
Comecei pelo Lago Hoan Kiem, no coração do centro e local de encontro de várias tribos. Uma região agradável e bastante utilizada pelos casais apaixonados. No centro do lago encontra-se a pagoda Tháp Rùa e a Ponte Huc, um dos principais cartões postais da cidade. Se estiver afim, é possível passear de barco pelo lago a um custo pequeno. Essa região é cheia de restaurantes e bares, como também de várias opções para hospedagens das mais simples às mais luxuosas.
Segui até o começo do bairro Old Quater (Bairro Antigo), muito perto do lago. Como já era um pouco tarde, estava cansada e ainda tinha que jantar, resolvi ficar só na área principal do bairro, visitando o comercio bem popular, com barracas vendendo de tudo, desde souvenirs a replicas de marcas famosas, bem estilo 25 de Março. Deixei para retornar durante o dia.
Segui direto para a sugestão da minha guia e fui jantar no Ly Club, um restaurante ao mesmo tempo típico vietnamita, em um ambiente refinado, localizado em um casarão estilo francês, e bem próximo (distância a pé) do hotel Sofitel Metropole. Optei pelo menu degustação, o que foi uma ótima ideia, pois logo no primeiro dia, já pude descobrir e me deliciar com os encantos da gastronomia local.
Segundo dia:
Comecei o dia às 09:00, depois de ter acordado bem cedo, ainda confusa com o fuso horário de 10 horas em relação ao Brasil. Comecei pelo Mausoléu de Ho Chi Minh, um grande monumento onde está o corpo do líder vietnamita que leva o seu nome, preservado em um caixão de vidro no salão central do mausoléu. O local normalmente é aberto diariamente das 9h00 ao meio-dia ao público, excluindo segundas e sextas-feiras, e é fechada ocasionalmente para restauração e preservação trabalho sobre o corpo durante os meses de Setembro a Novembro. Dependendo da hora da visita, se der sorte, ainda será possível ver a troca de guardas do Mausoléu.
Segui a pé para o Palácio Presidencial, que era utilizado apenas em ocasiões especiais, e logo ao lado, e bem menor, a casa onde viveu e morreu o revolucionário estadista e presidente Ho Chi Minh. O lugar retrata a determinação serena do povo vietnamita, na simplicidade do modo de vida do seu líder maior. Uma visita linda, com jardins repletos de flores de Lotus, muito bem cuidado, transmitindo uma grande serenidade.
Também em uma distância a pé, continuei a vista seguindo até Chua Mot Cot, ou One Pillar Pagoda, um pagode construído sobre um único pilar, buscando representar a flor de lótus.
Já de carro, fui até o Van Mieu, conhecido como Templo da Literatura. Esse templo é muito famoso por ter sido a primeira universidade do Vietnã, que na época, em torno de 1070 era apenas frequentada por príncipes imperiais e nobres. Mais tarde foi permitido a acesso a estudantes mais notórios do país. A vista é linda e imperdível em Hanói.
À tarde foi a hora de retornar ao Old Quarter e, e ai sim, conhecer a fundo como vivem os autênticos nativos. São 36 ruelas, em estilo colonial francês, lotadas de pessoas, pequenos negócios e restaurantes de ruas. Uma forma bem legal de conhecer a região é contratando por 1 hora um tuk tuk bike. Paguei 100.000 dongs (U$ 5,00) por pessoa.
No final da tarde, aproveitei para relaxar em uma autêntica massagem do Vietnã, bem parecida com a Tailandesa, e que eu já estava morrendo de saudades. No centro existem várias casas de massagens. Escolhi a SF SPA, uma das melhores e com preço justo.
Na vista ao centro, não podia faltar o famoso espetáculo de marionetes, bem típico do Vietnã. O teatro mais tradicional é o Thang Lang Water Puppet Theatre. Comprei os ingressos um pouco antes da apresentação por 100.000 dongs cada (U$ 5,00), no melhor local. O espetáculo acontece diariamente em vários horários.
Como não sou de ferro, finalizei o dia no mais exclusivo shopping da cidade, o Trang Tien Plaza, com lojas conhecidas mundialmente como Dior e Louis Vuitton. O shopping fica a aproximadamente 15 minutos a pé do centro e apenas 5 minutos a pé do hotel Sofitel Legend Metropole. Por lá mesmo jantei, em um dos vários restaurantes.
Terceiro dia:
Dia de acordar cedo e continuar a viagem pela Vietnã, seguindo por 3 horas e 30 minutos de carro até Halong Bay. Sobre essa região maravilhosa, preparei um post específico. Clique AQUI para ler.
Endereços:
Hotel Sofitel Legend Metropole
Endereço: 15 Ngô Quyền, Hoàn Kiếm, Hà Nội 010000, Vietnã
Telefone:+84 4 3826 6919
Ly Club Restaurant
4 Le Phung Hieu Street
Hoan Kiem District
Tel: (84.4) 3936-3069
Leia também outros post relacionados ao destino:
Um pouco sobre o paraíso chamado Ilhas Maldivas
Mergulho Autônomo nas Ilhas Maldivas
Um jantar mais que especial no Oceano Índico – Taj Exótica Resort
Texto e Imagens: Soraya Resende
Todos os direitos reservados.
2015© PoraíComigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.