Visto americano para turistas. Como providenciar o meu?
24 de outubro de 2014
Clique acima para assistir ao video
Leia Também:
Imigração EUROPEIA – Documentos Solicitados
Chegando nos ESTADOS UNIDOS
Chegando no BRASIL – Imigração, Alfândega e Free Shop
Aconselho uma antecedência de pelo menos 4 meses da data pretendida da viagem aos Estados Unidos a turismo, para iniciar o processo de solicitação de visto americano.
O primeiro passo é preencher um formulário digital pessoal chamado DS-160. Clique AQUI para acessar o departamento americano e efetuar o preenchimento. Esse formulário é considerado inteligente, ou seja, dependendo do seu perfil, novos campos do formulário vão surgindo. O formulário deve ser preenchido todo em inglês e com respostas claras, objetivas e verdadeiras.
Após a finalização do preenchimento do formulário DS-160, será necessário acessa o link a seguir clicando AQUI. Este link é do departamento do CASV, onde será necessário efetuar um cadastro com dados pessoais do solicitante do visto, endereço para envio do passaporte caso o visto seja concedido e e-mail pessoal, que será a forma de comunicação do consulado com o solicitante do visto. Após esse passo, será necessário o pagamento da taxa ao governo americano no valor correspondente a U$ 160,00 por visto. Esse pagamento poderá ser feito via cartão de crédito ou boleto bancário. Somente após a confirmação do pagamento que será liberado o acesso para agendamento da data para comparecimento no CASV e consulado americano.
Com a nova regra de concessão de vistos para brasileiros, em vigor desde o dia 30 de Janeiro de 2017, agora algumas categorias de solicitantes ao visto americano se qualificam à isenção de entrevista.
Isenção de Entrevista para Menores:
Menores com até 14 anos incompletos que estiverem solicitando visto de turismo podem se beneficiar desse programa sem a necessidade de agendamento prévio de entrevista ou comparecimento à Embaixada ou a um Consulado, desde que nunca tenham tido seus pedidos de visto recusados anteriormente
Este programa não pode ser utilizado para casos de emergência. Para viagens urgentes, o procedimento deve ser o de solicitação regular do visto.
A embaixada e os consulado americanos no Brasil reservam-se o direito de requerer o comparecimento de qualquer solicitante e exercerão esse direito caso haja qualquer questão relacionada ao pedido de visto do menor.
Isenção de entrevista para solicitantes com idade superior a 80 anos:
Os solicitantes com idade superior a 80 anos solicitando vistos de turismo (B-2) ou negócios (B-1/B-2) não necessitam agendar entrevista e geralmente não precisam comparecer à Embaixada ou Consulado americanos para entrevista ou para a coleta de impressões digitais. A seção consular também se reserva ao direito de chamar os solicitantes para um entrevista caso julgue necessário, é bom que essa informação fique bastante clara.
Isenção de entrevista para solicitantes renovando o visto:
Os solicitantes renovando vistos concedidos na validade máximo, 5 ou 10 anos, vencidos a menos de 1 ano, e que em algum momento compareceram a embaixada ou consulado americano para inserir a impressão digital no visto, também podem beneficiar-se da isenção de entrevista no consulado americano.
OBSERVAÇÕES:
Qualquer outra categoria de solicitante de visto americano, haverá necessidade do comparecimento ao Consulado Americano em Recife, São Paulo ou Rio de Janeiro ou na Embaixada em Brasília, com prévio agendamento de entrevista. Solicitantes entre 14 a 18 anos incompletos, a entrevista obrigatoriamente é realizada na presença de um dos genitores ou responsável legal e o solicitante.
Em todos os casos, inclusive os casos com isenção de entrevistas no consulado, a documentação do solicitante (passaporte, protocolo do DS-160 e foto 5×7) deve ser entregue em um departamento americano chamado CASV. Para os enquadrados no programa de isenção de visto, a documentação pode ser entregue pelo próprio solicitante ou por um representante, que pode ser um despachante. Para os solicitantes que não estão enquadrados no programa de isenção de entrevista, OBRIGATORIAMENTE a documentação deve ser entregue pelo próprio solicitante.
Só para ficar claro, TODOS os solicitantes que não se enquadram no programa de isenção de entrevista, precisarão comparecer 1 dia no CASV e outro para entrevista no consulado americano.
Alguns cuidados básicos e documentos são necessários para que o visto seja obtido. Não é uma má ideia contratar uma empresa especializada para o auxilio em todas as etapas no processo de obtenção do visto, seja para o preenchimento dos formulários, agendamento da entrevista e orientação nos documentos que devem ser levados para a entrevista. Confessos que não é um processo simples, e que cada caso é um caso.
Só lembrando que as informações acima são relacionadas a VISTO DE TURISTA comum, sem anormalidades. Para outros tipos de vistos, ou até mesmo se você já teve um passaporte roubado contendo visto americano válido, requer um processo diferenciado.
Post atualizado em: 31 de Janeiro de 2017
Te convido a acessar também:
Instagram:@poraicomigo
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
YouTube: youtube.com/poraicomigo
Contato: soraya@poraicomigo.com.br
Leia também outros posts relacionados:
Como emitir um passaporte brasileiro
Planejando minha viagem
Uma semana antes de viajar
Alugando Carro nos Estados Unidos
Chegando nos Estados Unidos
Texto e Imagens: Soraya Resende
Todos os direitos reservados.
2016© PoraíComigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.