5 Destinos Imperdíveis Para Apreciar o Mundo do Vinho
22 de novembro de 2016
Leia Também:
Locanda Dell’Amorosa, Toscana, Itália
Napa Valley, Uma Combinação Perfeita
Poucas coisas na vida eu gosto muito e acho que entendo um pouco, ou um pouco mais que muitos 🙂 A primeira é viajar. Sou do tipo de pessoa que sempre finaliza uma viagem com outra já programada, aquele tipo que sempre mantém uma necessaire pronta para caso apareça uma “viagenzinha” de última hora, e que sempre que tem um tempinho livre no computador, sem nem perceber, já está no site de alguma companhia aérea à procura de promoções.
A minha segunda paixão é vinho, isso mesmo, VINHO!!! Não só beber, mas também estudar e entender cada região produtora, cada vinícola, cada combinação, enfim, adoro desvendar o mundo dos taninos.
Agora imagine essa combinação de paixões, VIAGEM + VINHO…………. acertou!!!! Um post especial, com 5 destinos para aproveitar muito o equilíbrio entre o vinho e o turismo.
Bordeaux, França – Tinha que começar esse post pela região com os vinhos tânicos e mais complexos, divididos pelas margens esquerda e direita do Rio Gironda, dominada pelas uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e a famosa coadjuvante Cabernet Franc. As sub-regiões Médoc, Saint-Émilion, Pomerol, Sauternes, produzem muitos dos melhores, mais prestigiados e mais caros vinhos do mundo. Percorri a região durante 1 semana, a bordo de um Motorhome, em uma total imersão na região. Sugiro Saint-Émilion como base para a visita as vinícolas, central, charmosa, e recheada de belas hospedagens e restaurantes. 3 a 4 noites é o ideal para aproveitar o melhor de Bordeaux.
Toscana, Itália – Ahhhh Toscana!!!!!!! Uma das regiões vinícolas mais emblemáticas do mundo, com vinhedos da famosa uva Sangiovese, presente nos vinhos Brunello di Montalcino, Chianti e Vino Nobile di Montepulciano. 2 ou 3 noites apreciando as lindas paisagens, vinhos e fantásticos hotéis, como o Locanda dell’Amorosa, na pequena Sinalunga, e apenas 17km de Montepulciano, 23km de Pienza, 37km de Montalcino, 48km de Siena, 87km (1h e 20m de carro) de San Gimignano, é minha TOP sugestão na região.
Mendoza, Argentina – Com todo respeito, Mendoza merece com todo louvor representar a melhor região enoturística da América do Sul nesse post. Aos pés da Cordilheira dos Andes, reserve entre 4 a 5 noites apreciando as sub-regiões de Maipú, Luján de Cuyo e Vale de Uco, recheadas de excelentes restaurantes como o Francis Mallman e o Azafrán e de bodegas (vinícolas) bem estruturadas para receber o turista com todo o charme característico no mundo do vinho, como a Bodega Zuccardi e a Bodega Catena Zapata.
Napa Valley, Califórnia, Estados Unidos – A região de Napa Valley, na Califórnia, é conhecia mundialmente pela combinação perfeita entre vinho e gastronomia. A apenas 1 hora e 30 minutos desde São Francisco, a cidade de Napa é o centro da região com mais de 200 vinícolas . O que não faltarão são excelentes opções de hospedagens como a escolhida por mim, o Napa Valley Lodge na charmosa vila de Yountville. Napa Valley concentra a maior quantidade de restaurantes estrelados Michelin de todos os Estados Unidos, com o French Laundry. Reserve entre 2 a 3 dias na região, é o ideal para um estadia relaxante.
Douro Valley, Portugal – Classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, a região vinícola demarcada mais antiga do mundo, há mais de 300 anos por Marques de Pombal, é digna de ser “Cartão Postal” de Portugal, não só pela paisagem deslumbrante, mas também por produzir um dos principais símbolos da cultura portuguesa, o Vinho do Porto. Distante aproximadamente 1 hora e 30 minutos desde a cidade do Porto, Amarante, Pião e Peso da Régua, capital oficial do Douro, são as principais vilas da região. Uma estadia durante 3 dias é o ideal, principalmente se for no Hotel Six Senses Douro Valley, ou na Charmosa típica Quinta de Santo António, a minha escolhida. O Douro também é referencia em enogastronomia, e o estrelado Michelin Restaurante Rabelo, representa muito bem a região.
Com a sensação que estou cometendo um grande pecado, deixando de lado regiões vinícolas como Piemonte dos meus adorados Barolos na Itália, Rioja na Espanha, Bourgogne, Champagne, Côtes du Rhône e tantas outras na França, e ainda o Vale dos Vinhedos, região vinícola brasileira, que vem cada dia mais sendo referencia em ótimos espumantes pelo mundo, encerro esse post com a promessa de postar muito mais dicas sobre enoturismo aqui no blog.
Te convido a acessar também:
Instagram:@poraicomigo
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
YouTube: YouTube: youtube.com/poraicomigo
Contato: blog@poraicomigo.com.br
Texto e Imagens: Soraya Resende
Todos os direitos reservados. 2016© Por aí Comigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.