Napa Valley, uma combinação perfeita
12 de novembro de 2014
Napa Valley, uma combinação perfeita entre vinhos, gastronomia e natureza
Período viajado: Abril de 2014
Localizada ao Norte de São Francisco, a região recebe mais de 4 milhões de turistas todos os anos, na maioria, turistas que estão procurando uma combinação exclusiva, que não é tão fácil de encontrar: Excelentes vinhos, ótimos restaurantes e um astral estilo europeu.
É em Napa Valley que concentra-se a maior quantidade de restaurantes premiados e estrelados Michelin nos EUA.
Como chegar:
Napa Valley fica na Califórnia, Estados Unidos. A melhor forma de chegar é dirigindo desde São Francisco. Com um GPS tudo fica fácil, mas se por acaso não funcionar, é só seguir a I-80E, e depois pegar a CA-29N. Existem várias indicações pela estrada. A viagem sem transito dura em torno de 1:40 minutos, e de quebra você ainda passa pela Golden Gate Bridge. Muito cuidado com o trânsito, pois a CA-29 é a única rodovia para chegar na região. No caminho existem várias vinícolas,e é natural, durante a manhã e final de tarde, por volta das 17:00 o trânsito ser mais intenso. Se retorno a São Francisco, estiver indo direto para o aeroporto, saia com bastante antecedência, o transito na chegada de São Francisco geralmente é muito intenso também, podendo levar horas.
Documentação:
Por tratar-se de viagem aos Estados Unidos, é necessário passaporte válido e visto americano. Clique AQUI para saber mais informações de como providenciar o seu.
As regiões vinícolas:
São 5 as regiões vinícolas de Napa Valley: American Canyon, Calistoga, Santa Helena, City of Napa e Yountville. Hoje são mais de 200 vinícolas espalhadas por toda a região.
Melhor época para viajar:
Se estiver interessado em acompanhar a colheita das uvas, o melhor período para viajar é entre final de agosto a final de setembro. Nesse período o clima é bem agradável, entre 15 a 24 graus.
Onde ficar:
Existem várias opções de hospedagem na região, dos hotéis mais baratos, aos estrelados. A primeira dúvida que tivemos, foi em qual região ficaríamos hospedados. Depois de estudarmos bastante, decidimos ficar na charmosa vila de Yountville, com apenas 3.600 habitantes. Primeiro motivo, é o lugar mais charmoso da região. Segundo, concentra-se a grande maioria dos restaurantes premiados. Terceiro, é central, próximo das outras regiões vinícolas, dessa forma, durante o dia tínhamos fácil acesso as vinícolas e durante à noite, estávamos vizinhos dos melhores restaurantes da região. Como nosso objetivo era curtir bons restaurantes e lógico os vinhos locais, estávamos a cerca de 3 minutos de carro dos restaurantes, ou até mesmo em distancia não tão longa a pé. Respeitamos bem a frase “se beber, não dirija.
Nos hospedamos no Napa Valley Lodge, um hotel boutique da região. Além das instalações fantásticas, a gentileza de todo o STAFF local, nos chamou a atenção. Na diária já estava incluso um ótimo café da manhã buffet. O pátio do hotel é super charmoso, ótimo para degustar uma vinho comprado durante as visitas nas vinícolas. O hotel disponibiliza para os hóspedes, sem custo adicional, bicicletas, apenas sendo necessário efetuar reserva. Essa é uma ótima opção de passeio na região, inclusive para ir ao centro de Yountville.
Pagamos U$ 300,00 + taxas, na diária do hotel. Lógico que preços sobem ou baixam, dependendo do período viajado. Nossa reserva foi feita diretamente pelo booking.com
Para conhecer bem a região e também dar uma relaxada, considerando viagem aos Estados Unidos, aconselho ficar entre 2 a 3 noites em Napa Valley.
O que fazer na região:
Comer bem, visitar bastante vinícolas, e, lógico, beber vinhos maravilhosos, rsrsrsr.
- Não deixar de visitar o centro de Napa City, cheia de lojinhas de acessórios para vinhos. Dá uma passada no balcão de turismo de Napa Valley, fica nesse centrinho
- Visite o “Public Market” – Um passeio imperdível da região. Fica no centro de Napa City. O lugar é repleto de pequenos restaurantes distintos, barracas de verduras, azeites, cafés, especiarias…..até barraca de Cupcake. O melhor horário para a visita, sem dúvida, é na hora do almoço, pois é uma ótima oportunidade de apreciar uma refeição bem informal, lógico com a qualidade que toda a região orgulha-se.
- Visite o charmoso centro de Yountville.
- Um tour de bicicleta pelas vinícolas. O passeio é oferecido pela empresa Napa Valey Bike Tours, e precisa ser reservado com antecedência. O valor vai variar dependendo do tour contratado. O tradicional custa em torno de U$160,00 + taxas
- Passeio pelo Trem do Vinho, saindo de Napa City até Santa Helena, por 3 horas, com almoço servido no próprio trem.
- Visite as vinícolas locais. Estou postando sugestão das melhores vinícolas para visitação. Não quer dizer que são os melhores vinho (por hipótese alguma), apenas as vinícolas com melhor estrutura para receber o turistas.
Vinícolas que visitamos:
- Sterling Vineyards – Essa foi a que mais gostei em termo de estrutura. Vale a pena pagar a degustação. Para falar a verdade, não pela degustação, mas sim pelo passeio de “teleférico” e pela vista fantástica do lugar. Se só tiver tempo de visitar 1 vinícola, escolha essa.
- Beringer Vineyards – A casa é linda, e uma das mais preparadas para o enoturismo.
- Domaine Chandon – O lugar é lindo, bem arborizado, super agradável. O restaurante Etoile é fantástico.
- Castelo di Amorosa – O castelo não é original, porém é bonito. É uma réplica de um castelo da região da Toscana. Cheio de turistas, essa talvez seja a vinícola maia visitada, talvez pela imponência do lugar
- Mumm Napa – Com uma área linda, e charmosa, vale sim a visita.
- Charles Krug Winery – Essa é a mais antiga vinícola de Napa Valley. A propriedade é linda. O bar e o restaurante em estilo contemporâneo, são bastante utilizados para eventos fechados, como casamentos.
- Robert Mondavi Winery – Essa é a vinícola que apresentou Napa Valley ao mundo. Um mito na região. O lugar é fantástico, e vale sim a visita.
Geralmente todas as degustações são pagas, e o valor pode variar dependendo do tipo e qualidade da degustação escolhida. Algumas vinícolas menores e mais específicas, solicitam reserva para a degustação.
Os horários para as degustações acontecem entre às 10:00 e 17:00 horas.
Restaurantes que frequentamos:
- Étoile Restaurant – Dentro da vinícola mundialmente conhecida, a Chandon. Este restaurante é considerado o melhor de toda a região na categoria “restaurantes de vinícolas”. Nota 10 para o local, decoração, atendimento, e principalmente a comida. SUPER recomendado.
- Fish Story – Eleito pela revista Gayot um dos Top 10 dos EUA em frutos do mar. Além de uma ótima comida, o lugar é privilegiado, em Waterfront River Napa City. O lugar é bem descontraído e informal.
- Bouchon Bistro – Esse autêntico bistrô Francês, comandado pelo estrelado chef Thomas Keller, é referencia em gastronomia na região. Atendimento impecável e comida fantástica, da entrada a sobremesa.
- Bristro Jeanty – A decoração desse bistrô é impecável e informal. A comida de babar. Minha única crítica é referente ao atendimento. Não fomos felizes!
- Bottega – Esse é um italiano no meio dos grandes franceses da região. O lugar é mais contemporâneo, e aconchegante. É o mais fácil de conseguir lugar, até mesmo pelo espaço ser maior. Comida ótima e mais informal.
- French Laundry – Esse 3 estrelas Michelin, foi o único que não fomos, pois é recomendado efetuar reserva com pelo menos 2 meses de antecedência. Como todo estrelado Michelin, o valor também é bem superior aos indicados acima. O menu degustação, por pessoa, U$ 270,00, mais taxas, gorjetas e bebidas.
É sempre recomendo efetuar reserva com antecedência para os restaurantes acima. Lembrem-se que são todos restaurantes premiados, e por isso sempre cheios, independente do dia da semana.
Outro detalhe é referente ao horário cultural para o jantar nos Estados Unidos, geralmente servido entre às 19:00 e 21:30 horas. Geralmente os restaurantes fecham a cozinha às 22:00 horas. #ficaadica
Sempre utilizo o site Open Table, que também disponibiliza aplicativo para smartphone. O legal é que além de informar as melhores opções de restaurantes na região pretendida, apresenta comentários de pessoas que já frequentaram o restaurante, como também informa uma ideia de preço. A reserva é feita imediatamente, e ainda te envia mensagem lembrado da reserva momentos antes. Se quiser cancelar a reserva, é fácil, apenas entrar no aplicativo e cancelar.
Te convido a acessar também:
Instagram:@sorayaresende
Instagram: @poraicomigo
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
YouTube: youtube.com/poraicomigo
Contato: blog@poraicomigo.com.br
Leia também outros posts relacionados ao destino:
TOP 10 Restaurantes em Orlando
Como abastecer um carro nos Estados Unidos
Que tal conhecer a Total Wine, uma super loja de vinhos nos Estados Unidos???
Visto americano para turistas. Como providenciar o meu?
Texto e Imagens: Soraya Resende
Todos os direitos reservados.
2014© PoraíComigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.