Segurança Durante sua Viagem

14 de dezembro de 2014

seguranca_viagem

Que não para de crescer a quantidade de brasileiros viajando para o exterior, isso já não é mais novidade. Que tem sido cada vez maior a quantidade de compras efetuadas por brasileiros em viagens internacionais, principalmente para os Estados Unidos, também já não é novidade. Mas o que muitos não sabem, é que a quantidade de ROUBOS a estes turistas também tem aumentado na mesma proporção. Um transtorno absurdo, que pode acabar com a viagem tão sonhada e planejada com tanto tempo de antecedência.

Nesse post, vou relacionar uma série de relatos de roubos durante viagens, e medidas que utilizo, tentando me proteger destas ROUBADAS em minhas viagens pessoais, e lógico, vou compartilhas todas elas com vocês.

  1. O cuidado já deve começar no próprio aeroporto no Brasil, embarcando para o exterior. SEMPRE mantenha sua bagagem de mão (as preferidas dos ladrões, pois geralmente estão recheadas de dólares e laptops), o tempo todo com você, principalmente durante o momento do check in, onde normalmente estamos muito mais preocupados com o despachar das bagagens grandes, deixando a bagagem de mão ao lado, ou até mesmo na parte superior do carrinho. É o momento que mais roubo acontece.
  2. Evite ficar passeando no terminal de embarque dos passageiros, onde há uma circulação muito maior de pessoas, inclusive que não vão viajar. Prefira aguardar o seu vôo no embarque internacional, já na ala restrita aos passageiros, muito mais seguro.
  3. Deixe de lado a ilusão de que não há ladrão em países de primeiro mundo, há sim, e muitos. Tenha os mesmos cuidados de segurança que normalmente nós brasileiros temos no Brasil.
  4. Evite sair sozinho (a) por lugares sem grande movimento de pessoas, ou mesmo, à noite por lugares escuros, e com joias ou objetos caros.
  5. Não fique mostrando em lugares públicos, todas as suas milhares de notas de U$ 100,00, um perigo! Deixe na bolsa apenas uma quantidade adequada para seus gastos, e o restante do seu dinheiro, deixe guardado nas famosas “doleiras”. Mesmo sendo desconfortável para alguns, é a forma mais prática de garantir a segurança de seus dólares até o fim da viagem.
  6. Se durante a viagem, comprar algo de valor em um shopping ou loja, a exemplo de um computador ou até mesmo bolsas ou roupas de marcas legais, não vá no carro guardar, e retornar as compras. Fazendo isso, você estará correndo um grande risco de quando retornar ao carro no final do dia, não mais encontrar suas tão desejadas compras.
  7. Nunca deixe suas malas ou compras dentro de carros. Tem acontecido com bastante frequência, relatos de turistas que no último dia de viagem, onde geralmente precisam deixar o hotel por volta das 11:00 da manha, e que têm vôo programado para retorno ao Brasil à noite, na saída do hotel, com todas as bagagens e compras, resolvem passar este tempinho em shoppings ou restaurantes. Deixam todas as bagagens dentro do carro. É um prato cheio para os ladrões de plantão, que com muita habilidade, arrombam o carro bem rápido, e roubam tudo. Os transtornos e prejuízos causados são grandes.
    1. Não faça economia de “PALITO”, pague um late check out, permanência no quarto do hotel até mais tarde, de pelo menos 1 quarto para guardar todos as bagagens até a hora de ir para o aeroporto.
    2. Outra opção é ir a algum restaurante onde possa estacionar o carro na frente do estabelecimento e optar por uma mesa bem ao lado. #FicaaDica
  8. Muito cuidado quando for escolher o hotel para hospedar-se durante a sua viagem, hotéis mais baratos e em regiões mais populares, costumam haver uma frequência maior em relatos de roubos. Não tem sido raro, relatos principalmente de brasileiros que viajam para os Estados Unidos, que são roubados dentro do próprio quarto de hotel. As vezes por descuido do próprio hóspede.
    1. No hotel, um cuidado que deve sempre ser seguido é deixar as compras dentro das malas com cadeado, e evitar deixar os eletrônicos a vista, especialmente se utilizar o serviço de arrumadeiras. É lógico que nada disso evita um potencial roubo, mas pode dificultar um pouco a ação dos oportunistas.
    2. Além disso, nunca deixe sacolas e caixas das suas compras do lado de fora do seu quarto no hotel. Esse é um sinal claro que você fez muitas compras.
    3. Não deixe seu quarto bagunçado, pois você poderá ser roubado e só perceber no final da viagem, quando for obrigado a arrumar tudo para o retorno ao Brasil.
    4. Sempre recomendo evitar hotéis sem recepção e sem nenhuma forma de controle de acesso. Nos Estados Unidos, muitos hotéis são abertos e com somente uma recepção do lado externo do hotel, sem nenhuma forma de controlar o acesso, deixando a passagem livre pra quem quiser entrar na área dos quartos. Esse perfil de hotel, normalmente chamado de Motel, ou com o final “Inn”,  fica totalmente vulnerável a qualquer tipo de roubo.
  9. Nunca deixe sua bolsa com passaportes, ingressos, dinheiro e objetos de valor longe de você, nem mesmo por 1 minuto. Já tive relatos de pessoas que foram roubadas em um pequeno espaço de tempo, quando deixaram a bolsa segurando a mesa do restaurante para tomar um rápido café da manhã, enquanto serviam-se do buffet. Um transtorno absurdo! Lembrem-se que TURISTAS em qualquer parte do mundo, sempre são visados, principalmente os brasileiros, que costumam comprar bastante em viagens internacionais.
  10. Se for em lojas de eletrônicos, popularmente adoradas por brasileiros, como Apple ou Best Buy, Não fique falando alto sobre a quantidade de eletrônicos que está comprando. Os ladrões de plantão, adoram esse tipo de turista. Geralmente seguem os turistas durante as compras, aguardando um vacilo qualquer, onde a sacola recheada de eletrônicos ficará disponível para o roubo, sem o dono perceber.

Se você já passou por algum incidente de roubo também durante uma viagem internacional, deixe seu relato nos comentários, pois somente compartilhando esses incidentes, podemos juntos transformar os turistas brasileiros, cada vez mais ATENTOS, evitando o aumento constante na quantidade de ROUBOS.

Instagram: @sorayaresende
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
Contato: soraya@poraicomigo.com.br
YouTube: youtube.com/poraicomigo

Leia também outros posts relacionados ao destino:
Disney Experience
Universal Express Pass – Como funciona o “Express Pass”!
Como abastecer um carro nos Estados Unidos
Alugando Carro nos Estados Unidos
Visto americano para turistas. Como providenciar o meu?

Texto e Imagens: Soraya Resende

Todos os direitos reservados.
2015© PoraíComigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.