St. Martin e St. Maarten – Visitando a Ilha no Caribe

7 de Março de 2015

Período viajado: Dezembro/2014

Amor a primeira vista! Foi assim nossa primeira impressão logo que chegamos a Philipsburg, em St. Maarten. O colorido da iIlha com dois países, St. Martin, administrada pelo governo Francês, e St. Maarten, que era administrada pelo governo Holandês até 2010. Hoje é um governo independente.

Com uma população de 37.000 habitantes na parte holandesa da ilha, em uma área de 34 km

Documentação:
Para brasileiros, apenas é necessário portar passaporte original válido.
Não há necessidade de vacinas específicas.

St. Maarten
Em St. Maarten, Caribe (Foto: Soraya Resende, Selfie)
St. Maarten
No centro de Philipsburg (Foto: Soraya Resende)

Dinheiro:
A moeda oficial em St. Maarten é o Florin, e o Euro em St. Martin, mas o dólar é aceito em todos os lugares da ilha, sem problema algum.

Como chegar:
Partindo do Brasil não existem vôos diretos para St. Maarten. A opção mais prática é voando Copa Airlines, via Panamá, ou através de alguma conexão via Miami, pela American Airlines ou até mesmo TAM. Existem vôos diretos da Europa, pela KLM e Air France, já que trata-se de uma ilha eminentemente europeia.

A opção mais utilizada é através de cruzeiros, que diariamente fazem paradas de 1 dia na cidade de Philipsburg. Foi assim que cheguei a encantadora St. Maarten.

O aeroporto da ilha, o Princesa Juliana, fica do lado Holandês, portanto, o lado mais movimentado.

Clima:
Clima tropical, com média de 26o de temperatura. Cuidado com viagens entre junho e novembro, período de furacões e chuvas pelo menos 1 vez ao dia.

St. Maarten 4
O porto de St. Maarten (Foto: Soraya Resende)
St. Maarten
A linda cidade de Philipsburg (Foto: Soraya Resende)

Idioma:
Oficialmente o Holandês. Mas todos na ilha falam o francês e o inglês também.

Valores cobrados:
Um dos pontos positivos da ilha, na minha opinião, foram os valores cobrados pelos serviços, bebidas e alimentação, tudo muito justo. Todo turista se sente super bem, quando chega em um destino e não se sente explorado. Para vocês terem uma ideia, pagamos em 1 cerveja o correspondente a U$ 2,00, o que para cidade turística, caribenha, é bastante razoável. Nota 10 para a ilha!

O porto:
Muito bem estruturado, com desembarque rápido para vários navios ao mesmo tempo.

É possível da região do próprio porto, seguir a pé ou de bicicletas até a região comercial de Philipsburg, o centro turístico da cidade. Uma andada de aproximadamente 25 minutos.

A forma mais prática, é comprar um ticket do “Water Taxi”, por U$ 7,00, válido para uso durante todo o dia. Se preferir, poderá ser comprado apenas 1 perna do ticket por U$ 5,00.

St. Maarten
Em Maho Beach (Foto: Soraya Resende, Selfie)
St. Maarten
Um mar com uma água azul turquesa inconfundível (Foto: Ingrid Resende)

Nossa visita a St. Maarten e St. Martin:
Desembarcamos às 09:30 do navio Reflection da companhia Celebrity para conhecer St. Maarten, uma das principais ilhas do Caribe, e a mais esperada por nós durante o nosso cruzeiro. Sairíamos às 16:30, tempo suficiente para sentir o gostinho desse paraíso caribenho.

Como só teríamos esse único dia de visita a ilha, procuramos ser bem objetivos em nossos interesses.

Resolvemos chegar ao centro turístico via Water Taxi, sistema rápido e prático. Em não mais de 10 minutos, já estávamos curtindo as belas paisagens da ilha.

O nosso primeiro passeio, foi um tour de Seagway, durante 30 minutos. O tour estava sendo oferecido no desembarque do Water Taxi. Negociamos o passeio por U$ 20,00 cada Segway, totalizando U$ 80,00 nos 4 Segways. Geralmente o valor cobrado é de U$ 25,00 cada Segway.

St. Maarten
Tour de Segway

Adoramos o tour, principalmente porque estávamos com nossas filhas, o que deixou o passeio ainda mais delicioso!

Após o passeio de Segway, resolvemos ir a Maho Beach, a praia mais exótica da região.

Pagamos U$ 8,00 por pessoa na ida a Maho Beach, totalizando U$ 32,00, em uma distância de aproximadamente 30 minutos, pois sempre há tráfego. Para o retorno, pagamos no táxi um pouco mais barato, U$ 20,00 para os 4.

Na ilha, os táxis não possuem taxímetros, portando o valor do percurso desejado deve sempre ser bem negociado com antecedência. Existem também vans coletivas, opção bastante utilizada pelos turistas. Se for ficar mais tempo na ilha, a melhor opção, e a mais barata também, será alugar um carro.

St. Maarten
A ilha é recheada de atividades para todo tipo de turista (Foto: Soraya Resende)
St. Maarten
(Foto: Soraya Resende)

Maho Beach
Maho Beach ou Sunset Beach é uma das praia mais exóticas do mundo, pois fica ao lado da pista do aeroporto Internacional Princesa Juliana, em uma faixa de areia de não mais de 15 metros. Além de se poder apreciar o pouso e decolagem de aviões, é possível também sentir a fúria das turbinas de aviões de grande porte. Uma experiência que deixa no chulé qualquer montanha-russa radical.

Além dos aviões, a praia é linda, com uma água azul turquesa, característica do Caribe.

No retorno ao centro turístico de Philipsburg, ainda tivemos tempo de aproveitarmos as compras da região, recheada de lojas de todos os tipos, souvenires, joias, eletrônicos e roupas. A ilha toda é considerada um paraíso das compras, pois trata-se de uma região Duty-free.

Aproveitamos até o último minutos do nosso tempo em St. Maarten, retornando ao nosso navio às 16:10.

Ficou a sensação de felicidade pela visita a ilha, e a certeza que retornaremos com mais calma, para aproveitar ainda mais dos encantos de St. Maarten e St. Martin.

Outras Praias a serem visitadas:
Mullet Bay – praia calma, com águas super-cristalinas
Orient Beach – Um dos lugares mais badalado da ilha. A praia é recheada de bares, restaurantes e atividades náuticas. Aqui existe uma área reservada para os naturalistas.
Happy Bay – Ideal para a prática de snorkel

Instagram: @sorayaresende
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
Contato: soraya@poraicomigo.com.br
YouTube: youtube.com/poraicomigo

St. Maarten
Maho Beach ou Sunset Beach é uma das praia mais exóticas do mundo (Foto: Soraya Resende, Selfie)

Leia também outros posts relacionados ao destino:
St. Augustine Florida
Tailândia, Una Nação de Cores, Sabores e Culturas
TOP 10 Restaurantes em Orlando
Cruzeiro Celebrity Reflection – Caribe Leste

Imagens e Textos: Soraya Resende

Todos os direitos reservados.
2015© PoraíComigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.