Xel-Há e Tulum no México, Dicas de Visita

20 de Abril de 2016

Clique acima para assistir ao video

Xel-Há e Tulum no México, Dicas de Visita

Cancun é conhecida por suas belas praias de águas cristalinas sendo uma das referências em destinos procurados pelos brasileiros na época de intenso verão.

Já tive oportunidade de visitar Cancun inúmeras vezes, a trabalho e a lazer em família também, e um passeio que não abro mão de fazer sempre que posso na região é visitar o Parque Natural de Xel-Há, além do belíssimo cenário ecológico, é possível encontrar uma imensidão de atividades de lazer, sempre integrada a reserva natural, com uma série de animais aquáticos, inclusive nadando com os famosos os golfinhos (cobrado a parte).

Xelha
Parque Natural de Xel-Há

O parque fica distante mais ou menos 1h30 da zona hoteleira de Cancun, e apenas 45 minutos de Playa del Carmen. Para quem vai separar um dia para conhecer o local, indico um passeio conjugado entre Xel-Há e às Ruinas Maias de Tulum. De um local para o outro você vai gastar cerca de 15 minutos apenas de carro.

Tulum 6
Muitas barracas de Souvenires na entrada do Complexo de Tulum
Tulum
Ruinas Maias de Tulum

Comece o dia visitando as Ruínas de Tulum, um destino ao qual tenho certeza que você não vai se arrepender. Pode preparar a máquina para muitas fotos porque no local existem sítios arqueológicos com forte presença de evidências de uma cultura afetada por mais de mil anos antes de Cristo.

Tulum 2
Ticket para acesso ao Complexo de Tulum

A entrada ao Sítio Arqueológico é paga, custando 69 pesos mexicanos por adulto, equivalente a 5 dólares americanos. É cobrado um adicional de 20 pesos, caso prefira utilizar o transporte interno de trem, até o sítio arqueológico, uma distância de aproximadamente 1 km. Menores de 13 anos não paga ingresso. Ahhh, contrate um guia para te acompanha na visita, existem vários na entrada das ruínas. Paguei o equivalente a U$ 5,00 por pessoa. Valeu super a pena. Reserva em torno de 1h 30m para toda a visita, é o bastante para quem quer apenas conhecer, sem aprofundar-se em informações mais técnicas.

Tulum 3
Uma história milenar
Tulum 4
Há acesso a praia, desde o Complexo de Tulum
Tulum 5
Em família, é sempre mais especial

De lá, siga para Xel-Há, bem pertinho…….

Xelha 2
O lindo Parque Natural de Xel-Há

No Parque Natural Xel-Há o ingresso é baseado no sistema all-inclusive, ou seja, tudo incluso. Você paga um único valor para conhecer a reserva, utilizar boias, toalhas, armários, snorkel, máscara, pé de pato, além de alimentação buffet e bebidas, inclusive alcoólicas, livres durante todo o dia. Quando viajamos, em julho de 2015, pagamos cerca de U$ 78,00 por adulto, hoje está custando em torno de U$ 90. Criança de 6 a 11 anos paga meia entrada e até 5 anos é gratuito. É claro que existem algumas atividades que são cobradas a parte caso você queira experimentar, como, por exemplo, o nado com os golfinhos, o mergulho autônomo e a o Sea Trek, um barco com o fundo de vidro.

XelHa 3
Mapa do parque, presente em vários locais

Se sua intenção for participar de algumas dessas atividades extras, o ideal é efetuar a reserva logo na entrada do parque, pois muitas acontecem em horário marcado, com é o caso do nado com golfinho. Falando no nado, o parque oferece duas experiências, uma de 30 minutos e outra de 60 minutos. O preço pode variar dependendo do período do ano e da antecedência da compra do ingresso.

Xelha 4
Coletes sempre disponível para todos, sem pagamentos extras

O parque é muito grande, por isso recomendo um pouco de organização na chegada. Vá até a ala dos armários (lockers), existem vários separados por cores pelo parque. Guarde todo o material que não pode ser molhado, passe bastante protetor solar biodegradável (único permitido na reserva), já que geralmente o sol é muito forte, e siga para retirar seu snorkel e pé de pato. Ahhh, para retirar esse material de mergulho, será necessário deixar uma calção de U$ 25, que será devolvido integralmente no momento da devolução. O ideal nesse momento é pegar um tremzinho e seguir até o final do parque, na outra ponta. Lá retire sua boia e se jogue na correnteza de águas cristalinas, a melhor forma de explorar o parque.

XelHa
Hora da brincadeira
XelHa
A natureza que envolve o parque

Não esqueça de levar uma câmera a prova d’água, o que não vai faltar são paisagens e bons momentos para você registrar.

XelHa
Simplesmente FELIZ!!!

No caminho você encontrará um grande lago onde há tirolesa e outras atividades recreativas. Se você for apenas seguindo a correnteza, chegará na ala principal do parque, onde está localizado o restaurante principal, o Chulavista e também outras atividades de lazer.

XelHa
Tirolesa no parqur que a criançada ama
Restaurante principal de Xel-Há

Como já citei no post, toda alimentação está inclusa, portanto, não precisa se preocupar com despesas extras. Não espere nada de luxo. A comida é muito variada, com muitas saladas e grelhados. Eu particularmente gostei. Ahhh, lógico que não falta a geladíssima Corona mexicana 🙂

No clima bem RELEX do parque Xel-Há

Se sua intenção for apenas relaxar no parque, o que não faltará é lugar……..

Xelha 15
Várias redes espalhadas por todo o parque
Xelha 11
Por todo o parque, você encontrará várias espécies de aves

Se a essa altura, ainda estiver disposto para fazer a digestão do almoço, encare uma trilha de aproximadamente 1h 30m. Ao longo do percurso é possível encontrar cenotes, grutas e pequenos rios, e também pode-se observar a vegetação típica da região.

Nós encaramos…….

No final do dia, lembre de devolver sua mascara e o pé de pato no mesmo quiosque que você retirou, não havendo a devolução do material, uma taxa será cobrada. O snorkel leve para casa de recordação.

Xel-Há, um passeio divertido e inesquecível para toda a família!

Xelha 13
Um dia inesquecível!!!

Dica para aproveitar mais a sua visita:

  • Não vejo necessidade e nem aconselho hospedagem em Tulum ou próximo a Xel-Há. O ideal é ficar hospedado em Cancun ou Playa del Carmen mesmo, onde está todo o agito da região.
  • Comece seu dia cedo, principalmente se estiver hospedado em Cancun. O ideal é não sai depois das 08:30 da manhã pois a viagem é longa.
  • Para vocês terem uma ideia, paguei em um carro privado acomodando até 8 pessoas, no trajeto Cancun/Tulum/Xel-Ha/Playa Del Carmen/Cancun, durante todo o dia, das 08:30h às 19:30h o valor de U$ 240. Achei o preço super justo.
  • Se estiver de carro alugado, vá dirigindo sem medo, a estrada é muito tranquila, uma verdadeira reta.
  • Se for só visitar Xel-Há, o parque oferece opção de compra de ingresso combinado com transporte desde Cancun e Playa del Carmen. Apenas você deverá comprar com antecedência e compartilhar o transporte com outras pessoas, tendo paciência com o “pinga-pinga” do ônibus.
  • Várias empresas de turismo local oferecem esse passeio combinando transporte, avalie se no seu caso vale a pena. Lembre que a grande maioria também trabalha com transporte compartilhado, diminuído muito o tempo de permanência no parte. Para mim, não é a melhor opção.
Xel-Há, diversão garantida para TODOS!!!

Não deixe de assistir ao vídeo na parte superior do post, que preparei com muito carinho sobre esses dois belos destinos no México. Se gostar, compartilhe e se inscreva em nosso canal do YouTube. Todas as semanas há vídeo novo de alguma viagem que fiz Por aí….

Xelha 16
Xel-Há, um passeio imperdível se estiver visitando Cancún ou Playa del Carmen

Te convido a acessar também:
Instagram:@poraicomigo
Twitter: 
@sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
YouTube: YouTube: youtube.com/poraicomigo
Contato: blog@poraicomigo.com.br 

Leia também outros post relacionados ao destino:
Passeio Jungle Tour em Cancun
San Juan em Porto Rico
Chegando nos Estados Unidos
TOP 10 Restaurantes em Orlando

Texto: Laís Melo e Soraya Resende
Imagens: Soraya Resende 

Todos os direitos reservados.
2016© Por aí Comigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.

Xelha 17
Espero que também tenha gostado do Parque Natural de Xel-Há