O que fazer em Bratislava, Eslováquia em apenas 1 dia

22 de Janeiro de 2017

Depois da queda do comunismo em 1993 nos países vizinhos, os residentes da antiga  Tchecoeslováquia  foram às ruas pedindo o desmembramento deste país e, de uma forma bem amigável, o país foi dividido em, dois: República Tcheca, cuja capital é uma das cidades mais lindas da Europa, Praga, e Eslováquia, cuja capital é Bratislava, uma cidade ainda pouco conhecida pelos brasileiros.

Imagem Google Maps

Localizada bem pertinho de Viena, apenas 65km de distância, e também bem próximo de Budapeste, 200 km, apenas duas horas pela autoestrada, Bratislava é uma ótima opção para um belo bate-volta desde Viena.

Vista da cidade desde o Castelo de Bratislava (Foto: Soraya Resende)

Como Chegar a Bratislava:
De carro, trem e ônibus, além de várias empresas de turismo que oferecem passeios desde Viena ou Budapeste. De trem, a média de preço, considerando ida e retorno custa em torno de E$ 30 euros desde Viena.

Eu optei por um serviço privado de transporte, com guia e motorista. Estava viajando com mais 7 pessoas, e a ideia inicial era comprar bilhetes de trem para uma simples viagem entre Viena/Budapeste, nosso destino final. Depois de algumas contas, percebemos que aproveitaríamos muito mais viajando via terrestre,  conhecendo também a capital da Eslováquia. Pagamos 672 euros, ou seja, 84 euros por pessoa. Considerando que gastaríamos com os tickets de trem, taxi para a estação em Viena e na chegada em Budapeste, achamos que a diferença para incluir Bratislava no nosso roteiro, não foi tão grande. Confesso, valeu super a pena!

Auto Estrada, entrando na Eslováquia (Foto: Soraya Resende)

Contratamos a empresa Guia de Budapeste, simplesmente excelente! O Kristof Horvath, guia húngaro e responsável pela empresa, que também fala fluentemente português, nos atendeu de uma forma super prestativa e eficiente.

Documentação:
A Eslováquia faz parte da União Europeia, sendo membro do Espaço Schengen, não havendo grandes burocracias para entrada de brasileiros no país. Se quiser saber mais sobre a “Documentação necessária para entrada na Europa”, é só clicar AQUI.

Ahh, A Eslováquia faz parte da Zona do Euro, portanto o Euro é a moeda oficial no país 🙂

Pelas ruas da “Cidade Velha” (Foto: Soraya Resende)

Quanto tempo permanecer na cidade:
Um bate-volta desde Viena, passando 1 dia, é mais que suficiente. Se tiver tempo durante sua Eurotrip, adicione um pernoite.

O que visitar em Bratislava:
Bem ao alto de uma colina, com uma posição privilegiada sobre o rio Danúbio está o Castelo de Bratislava (Bratislavský hrad), edifício emblemático da cidade, que oferece vistas inigualáveis de Bratislava. Comece pelo castelo, a principal atração da capital da Eslováquia. A construção do século X, foi recentemente renovado, uma obra que durou 5 anos. Internamente funciona o Museu Nacional Eslovaco, com entrada ao custo de E$ 7,00 por adulto.

Castelo de Bratislava (Foto: Soraya Resende)

Em seguida vá para a Cidade Velha, onde a maioria dos edifícios históricos estão localizados, aos pés do Castelo.

Praça Hviezdoslavovo Námestie (Foto: Soraya Resende)

Tenha a Praça Hviezdoslavovo Námestie como ponto de partida e final da sua visita pelo centro de Bratislava. Passe pelo monumento em homenagem ao poeta eslovaco Pavol Országh Hviezdoslav, e pelo Teatro Nacional da Eslováquia (Slovenské národné divadlo), um pouquinho mais afastado, e pela Filarmônica Eslovaca (Slovenská filhármonia).

Teatro Nacional da Eslováquia (Foto: Soraya Resende)
O poeta eslovaco Hviezdoslav (Foto: Soraya Resende)

Siga pela rua Rybárska brána, até chegar na esquina com a Panská, é por aqui que encontra-se o a Estátua de Cumil (Man at Work – Čumil), estátua de um homem trabalhando dentro de um bueiro, olhando para cima. Criado em 1997, o Cumil tem sorte de ainda não ter perdido a cabeça, já que alguns carros já o atropelaram, por isso ele ganhou uma placa de trânsito própria: “homem trabalhando”.

Minha Mari Mari e a Estátua de Cumil (Foto: Soraya Resende)

Continue pela rua Panská até a Catedral de São Martim (Katedrála svätého Martina), em estilo gótico, é a maior e uma das mais antigas igrejas de Bratislava, palco de coroações de reis húngaros. A entrada para visitação a catedral é paga caso não esteja havendo celebração de missa, custando E$ 2,00 por adulto.

Catedral de São Martim (Foto: Soraya Resende)

Vá em direção a Porta de Miguel (Michalská brána), com 51 metros e “marco zero” da cidade, é a única porta que manteve-se preservada das fortificações medievais. Na torre hoje funciona o Museu das Armas, cuja entrada custa E$ 4,30

Porta de Miguel (Foto: Soraya Resende)

Saindo da Porta de Miguel, siga até a Praça Hlavné Námestie. Passe pela Prefeitura Antiga (Stará Radnica), e pelo Museu da Cidade de Bratislava (Mestské Múzeum V Bratislave).

Vá ao palácio barroco Pálffy (Pálffy Palace),onde o famoso compositor Mozart começou a sua carreira com apenas seis anos de idade, bem como pelo Palácio de Pauli (Leopold de Pauli’s Palace), no qual um outro compositor genial (e, de resto húngaro), Franz Liszt deu o seu espetáculo inaugural de carreira quando tinha apenas nove anos.

Palácio Grassalkovich

Um pouquinho mais afastando do centro encontra-se o Palácio Grassalkovich, atualmente é a residência oficial do presidente da República, e a Igreja de Santa Elisabeth, também conhecida como a Igreja Azul.

Igreja de Santa Elisabeth

A empresa Tour 4 U, oferece tour guiado pelo Old Town por E$ 10,00, saindo da praça Hlavné Námestie, e como o nome já diz, circula por dentro da cidade antiga.

Uma opção para um tour por Bratislava (Foto: Soraya Resende)

Outras atrações a serem visitadas na cidade:

  • Castelo de Devon (Devín Castle) – Utilizando o transporte publico da cidade, é possível chegar em apenas 20 minutinhos, basta pegar o ônibus 29.
  • Memorial Militar Slavín (Slavín)
  • Museu da Cultura Judaica
  • Museu dos Relógios

Não deixe de assistir ao vídeo sobre o Bratislava na parte superior do post ou clicando AQUI, preparei com muito carinho especialmente para você. Se gostar, compartilhe e se inscreva em meu canal do YouTube. Toda semana posto vídeo novo de alguma viagem que fiz Por aí…. 

Pontos a serem visitados (Imagem: Google Maps)

Te convido a acessar também:
Instagram:@poraicomigo
Twitter: @sorayaresende
Fanpage: facebook.com/poraicomigo
YouTube: YouTube: youtube.com/poraicomigo
Contato: blog@poraicomigo.com.br  

Texto e Imagens: Soraya Resende

Todos os direitos reservados. 2016© Por aí Comigo. Está proibida a reprodução, sem limitações, de textos, fotos ou qualquer outro material contido neste site, mesmo que citada a fonte. Caso queira adquirir nossas matérias, entre em contato.

Sempre registrando momentos (Foto: SnapChat @sorayaresende)